AGENDA CULTURAL

27.1.12

Sérgio Vaz recebe o prêmio Destaque Cultural pelo voto popular

Na categoria Inclusão Cultural, Vaz recebeu dois prêmios, o de escolha do público, obtendo mais de 4.700 votos e também pela escolha do júri especial, o que lhe rendeu o prêmio de R$ 60 mil. O dinheiro será investido em um novo projeto. “Vou montar a ‘casa da Ignorância’, um lugar para se pensar literatura”, afirmou Sérgio Vaz. 

O prêmio mais importante da noite, o Destaque Cultural de 2011, também parou nas mãos de Sérgio Vaz, na escolha do público. O poeta agradeceu e dedicou o troféu recebido das mãos do governado Geraldo Alckmin dedicando a comunidades das favelas do Moinho e Pinheirinho, além dos bairros Pirajuçara, em Taboão da Serra, e Piraporinha, na Zona Sul da capital.

Mesmo acostumado com as homenagens (Sérgio Vaz recebeu recentemente os prêmios Transformadores, da revista Trip e Hútuz, da Cufa) o escritor disse que ficou bastante emocionado. “Olha, fiquei um pouco surpreso com os três prêmios, mas a emoção ficou por conta de concorrer com pessoas consagradas do meio cultural como Ruth Escobar, Beatriz Segall, Ana Maria Martin e a Renata de Almeida“.

Criado na década de 50, o Prêmio Governador do Estado foi por vários anos um dos mais tradicionais do país. Nos anos 90, deixou de ser entregue e ficou suspenso por mais de duas décadas, até ser retomado em 2010. Sérgio Vaz se junta a grandes nomesque já receberam a premiação como Stênio Garcia, Esther Góes, o músico Tom Zé, a artista plástica Amélia Toledo e a atriz Nydia Lícia.


Veja entrevista de Sérgio Vaz no programa de Marília Gabriela 

Nenhum comentário: