AGENDA CULTURAL

27.2.12

“Tum Pá” – Espetáculo infantil do Barbatuque - em Araçatuba


Circuito Cultural Paulista 2012 - Secretaria Estadual de Cultura

Dia: 14/04 – Sábado – Teatro Municipal Castro Alves – 20h

“Tum Pá” – Espetáculo infantil do Barbatuque – Todos os públicos

O primeiro espetáculo infantil do Núcleo Barbatuques é uma jornada através de sons e movimentos, uma experiência musical inventiva e única que brinca com o corpo da cabeça aos pés.  Reflete a espontaneidade da infância e a naturalidade com que a criança brinca com o corpo e suas possibilidades.
Tum Pá traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias.
Tum Pá proporciona as crianças (e até aos adultos) uma nova forma de perceber e evocar os sons que as cercam no mundo e permeiam o universo lúdico-infantil.

Barbatuques

Referência em percussão corporal, o grupo Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musica. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partir de efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente.

Envolventes e contagiantes, as apresentações proporcionam uma experiência única através desta competente combinação entre ritmos, sons e movimentos, além da presença cênica do grupo. O repertório dos shows inclui composições próprias, adaptações, improvisações e interações com o público.
O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelo músico Fernando Barba e possui 15 integrantes: André Hosoi, Bruno Buarque, Marcelo Pretto, André Venegas, Dani Zulu, Flávia Maia, Giba Alves, João Simão, Lu Horta, Heloiza Ribeiro, Mairah Rocha, Maurício Maas, Renato Epstein e Charles Raszl. Desde então, vem desenvolvendo pesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente para transformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.

Atualmente o Barbatuques possui uma agenda de shows consistente no Brasil, com turnês internacionais, festivais e eventos relevantes por todo o mundo; além das oficinas e workshops de percussão corporal que ministra. Sua forma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido no meio artístico, corporativo e pedagógico.

O grupo já esteve em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Líbano, Rússia, Senegal, Colômbia, China e África do Sul. Realizou parcerias com artistas como Bobby McFerrin, Camille, Keith Terry, One Giant Leap, Marku Ribas, Stênio Mendes, Chico César e Badi Assad. Ministrou oficinas para o elenco do espetáculo “Saltimbanco” do Cirque de Soleil. Em 2010, fez inúmeras apresentações na Copa do Mundo da África, inclusive no evento oficial da FIFA em Joanesburgo para o anúncio da Copa 2014 no Brasil.

No final de 2008 o grupo participou do 1° International Body Music Festival em São Francisco organizado pelo músico e pesquisador Keith Terry, pioneiro da percussão corporal. Agora retornam ao mesmo festival que deve reunir cerca de três mil pessoas, desta vez no Lincoln Center, em Nova York.

Em 2006, o Barbatuques foi contemplado peloPrêmio TIM de Música como melhor grupo de MPB. Possui dois álbuns lançados, “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005) e o DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007).


Um comentário:

Unknown disse...

Imperdível!!!As crianças merecem sempre o melhor!