AGENDA CULTURAL

31.3.12

Moda de viola em tarde fagueira

Na tarde de sábado, 31 de março, em Araçatuba, debaixo da figueira centenária no quintal do Museu Histórico-Pedagógico Cândido Rondon, um grupo de violeiros, contrariando a tendência midiática, teimava em cantar música caipira, música raiz.
Telefone: 18 3305 6127
 Gente simples que mora no conjunto habitacional Porto Real, no Jardim Umuarama. Mas estava lá o secretário da Cultura, o Consa, a professora Cláudia Colli, a dama caipira, o médico Donezete Soares (catireiro) e três visitantes do grupo Escrevivência, coordenado por Cidinha Baracat. Gente que é intelectual, mas dá valor à expressão da cultura popular, princalmente aquela que compõe a memória imaterial de nosso patrimônio cultural.

Estava lá também Manuela Sant'Anna Trujilos, coordenadora do grupo de violeiros autodenominado "Figuiera da Viola", porque em 07/06/2009, fizeram um show debaixo daquela mesma figueira. Então, incorporaram-na no nome do grupo.
Andorinha, Manuel, Cândido da Harpa e Irmãs Carreiro

As pessoas passavam pela calçada, paravam, olhavam e seguiam o caminho. Existia ainda um grupo de pessoas que gastavam o seu tempo em curtir música, poemas cantados, ao vivo, numa tarde de sábado numa semana inglesa que se esvai para o ralo.
E também gostaram da idéia a Rádio Excelsior de Araçatuba (comunitária) e a TV Tem, que gravou muito, entrevistou pessoas e ainda vai completar sua grande reportagem sobre a tradição caipira de Araçatuba que no governo Cido Sério (PT) vem recuperando terreno.
Cláudia Colli, a Dama Caipira, chega com passos firmes à festa 

Dr.Donizete e Sabrina (neta do catireiro Pedro)

 Fernanda e Cláudia Colli (mãe e filha), secretário da Cultura
Hélio Consolaro e locutor da festa, Andorinha

Palco da festa e o tabldo à espera dos catireiros
Fernanda Colli, João Theodoro, Fábio Mizugai, Dr. Donizete e Sabrina
Claudomiro e Pedro Quintana

Grupo de Catira Araçá no tablado
Plateia presente

Escritor José Hamilton e o artista plástico Massato Ito
A tradição presente
Manuela recebe visitantes: Ana Lúcia Pazutti,
Cláudia Cipriano, Deana Inazawa.
Só em Araçatuba existe um catireiro japonês: Fábio Mizugai
 Sr. Nélson, Cia. de Reis Estrela D'Alva
Itamar - membro de comitiva e violeiro





  

Nenhum comentário: