AGENDA CULTURAL

12.3.12

Trechos do discurso de Hélio Consolaro na Câmara Municipal de Araçatuba


ARAÇATUBA, 05 DE MARÇO DE 2012, 21H - SESSÃO ORDINÁRIA DA CÃMARA MUNICIPAL
Hélio Consolaro - na tribuna da Câmara Municipal de Araçatuba
A cultura em Araçatuba  
Quando o prefeito Cido Sério assumiu a prefeitura, a Secretaria 
da Cultura:- não tinha peso na administração.

- A SMC era isolada, não participava do movimento nacional 
e nem estadual, era bem provinciana. Não havia a linguagem de 
projetos. O Conselho de Cultura não era ouvido. Agora ele é 
deliberativo, por força de lei.

- O balé municipal tinha apenas uma sala. Agora, temos três 
salas. E vamos inaugurar mais duas em maio. Uma sinergia com 
a Secretaria Municipal de Educação. 
Crianças do Balé Municipal nos bastidores do teatro da Unip,
esperando a hora de se apresentar


- o Projeto Guri tinha o mínimo de aluno, embora houvesse um 
alinhamento partidário entre os governos municipal e estadual, 
não se entendiam administrativamente. Segundo o setor cultural 
do governo do estado, hoje, Araçatuba se relaciona melhor 
com o governo estadual (PSDB) do que muitos prefeitos tucanos.

- A cada momento a gestão cultural na administração do prefeito Cido Sério se faz mais republicana, sem protecionismos de qualquer natureza. Estamos soltando dois editais para captação de recurso por artistas e 
entidades culturais: 10 prêmios para a música e 7 para o teatro.

- A cultura popular, tanto a tradicional, mais rural, como a nova, 
urbana, tem espaço garantido na Secretaria Municipal de Cultura,
com representantes no CMPCA. Temos até representante das 
mídias livres no conselho. Queima do Alho, Dança da Catira, Folia 
de Reis, Bandeira do Divino, Amigos da Seresta, Hip-Hop, Pagode.
Apresentação do Balé Municipal na Unip - Araçatuba
 - Quando assumimos, a SMC era um Departamento de Cultura, apenas tinha mudado de nome em 2005. Agora, após a reforma administrativa proposta pelo prefeito Cido Sério, em 2010, com apoio dessa casa, ela ganhou estrutura de secretaria, sendo possível fazer um bom trabalho.    

- Hoje, a Cultura em Araçatuba está saindo do voluntarismo da década de 80 e passando para o profissionalismo do século 21, em que a Cultura faz parte da economia criativa, disputa um mercado.
Apresentação do Projeto Guri na Igreja Ágape

O prefeito Cido Sério paulatinamente foi ampliando o papel da Secretaria Municipal de Cultura. Criamos um Conselho Municipal de Políticas Culturais. Com esse conselho, criamos o Sistema Municipal de Cultura, ele ajudou muito na elaboração das leis.


- Hoje Araçatuba tem uma lei de incentivo fiscal para a cultura, uma lei mais moderna para o tombamento, um fundo municipal de cultura, além de um plano decenal. Hoje, Araçatuba faz parte do contexto cultural do país, não é mais aquela cidade do fundão, onde predominava o atraso.

- Em termos de equipamentos, o prefeito Cido Sério devolveu o teatro municipal Castro Alves aos artistas e ao público depois de 20 anos fechado. O Museu Araçatubense de Artes Plásticas saiu da casa minúscula da rua Joaquim Nabuco e ganhou dependências novas na Casa da Cultura Adelino Brandão. O nosso próximo desafio é o Centro Cultural Ferroviário.
Capa do livro editado em 2011  

- A nossa política de preservação da memória e do patrimônio cultural está hoje conectada com São Paulo e Brasília, com uma visão moderna sobre o assunto. Precisamos de um museu grande, moderno, fazendo com que os pequenos se tornem temáticos. Marechal Rondon, apenas com fundadores e índios; Museu Moisés J. Rodrigues, com ferroviários.

- Araçatuba é muito conhecida no mundo literário pelo seu concurso de contos Cidade de Araçatuba, que se tornou internacional. Também desenvolvemos mais o certame, promovendo a Semana da Literatura em setembro, quando escritores visitam escolas da cidade.


Araçatuba, uma cidade respeitada
- Atualmente, Araçatuba é respeitada no Estado de São Paulo e no Brasil, porque tem uma administração moderna. Estamos na vanguarda em quase todos os campos: Saúde, Meio Ambiente, Educação, Assistência Social e também na Cultura.  No Brasil, há 782 municípios com o SMC implantado; Araçatuba é um deles; num universo de quase 6 mil municípios.

- Araçatuba não é mais conhecida por cidade caloteira, com time que não pagava suas contas, com empresário que não entregava os carros do seu consórcio. Hoje, Araçatuba tem uma administração moderna, progressista. Até no final do mandato do prefeito Cido Sério, teremos uma “Cidade bem cuidada”, onde nossos parentes ao nos visitar dirão: “Como Araçatuba está diferente!”
Público no Festival de Teatro de Araçatuba - Festara, realizado anualmente

As mulheres na atual administração
- Na próxima quinta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Nós já tivemos prefeitas à frente da administração do município, mas nunca as mulheres estiveram tão presentes como no governo do prefeito Cido Sério.
Secretária de Governo – Tânia Gimenes
Secretária da Educação – Beatriz Nogueira
Secretária de Esportes – Cláudia Crepaldi
Secretária de Assistência Social – Cidinha Lacerda
Chefe de gabinete – Marta Dourado
Secretária da Saúde – Carla Penteado
Diretora do Procon - Ellen Grangeiro


Consórcio Intermunicipal Culturando
-A formação do Consórcio Intermunicipal Culturando é a ferramenta para captação de recursos, porque a legislação dá força aos consórcios públicos. Enquanto eles estão no andar superior, os municípios estão no térreo.

-Em se tratando de consórcio de cultura, não vamos dividir equipamentos, como acontece com a saúde, por isso seus participantes não precisam estar contíguos geograficamente. Queremos dividir nossa arte, nossos talentos. Acima de tudo, o CIC é um facilitador para que consigamos mais verbas. É uma resposta do interior diante do poderio das capitais, principalmente Rio-São Paulo.


- Cada município tem a sua política cultural.  Com o consórcio tudo vai continuar como está, respeitando as leis municipais, o jeito de Araçatuba trabalhar a sua cultura,  não haverá quebra de autonomia. A assembleia do CIC é composta pelos prefeitos de cada município.  Será que 20 prefeitos vão atirar no próprio pé, abrindo mão de autonomia?

- Argumentar é interessante, discutir também, para que ninguém seja surpreendido depois. Agora, não podemos nos deixar levar por pessoas raivosas, que não têm compromisso com Araçatuba. Eu tenho certeza de que essa casa é composta de pessoas inteligentes e que zelam pelo bem do município, cada um com seu viés.

Meus avós são italianos pioneiros em Araçatuba, meus pais nasceram aqui, sou araçatubense, como também um de meus filhos e netos. Não ia propor algo que fosse prejudicar minha cidade.

O prefeito Cido Sério não se cansa de falar que precisamos amar o lugar onde moramos, só assim amamos o Brasil e o mundo. Ele diz que aqui é o melhor lugar para morar. Como o conheço desde rapazinho, como meu assessor nessa Câmara, pessoa que reconhece quem o ajudou na vida, jamais iria armar uma cilada para essa cidade que ele tanto ama.             

3 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Publica esta materia no O Liberal só pra eu comprar um exemplar e mostrar para uma certa pessoa. O desgraçado nem lê nem gibi e quer falar.
Falei mais ou menos sobre estas coisas mas ele disse: que nada, defende porque é amigo.
Eu disse: é pt mas é meu amigo, sim senhor.

Romildo Sant'Anna disse...

Parabéns, Hélio, por sua atuação à frente da SMC. Estive em Araçatuba e sou testemunha de sua proficiência, dedicação e amor em relação à arte e cultura. Grande abraço.

ESTACÃO BRASIL (UP GRADE) disse...

Sempre é bom descrver as atividades para os "desinformados voluntários" . Falando a verdade, NUNCA tivemos um trabalho de cultura deste nível. Parabéns e VAMOS Á LUTA!