AGENDA CULTURAL

19.5.12

Virada Cultural Paulista - Araçatuba


Hélio Consolaro*
Publicado no jornal O LIBERAL, 19/5/2011 
Virada Cultural de 2011 - Araçatuba
 Sou fã da Virada Cultural Paulista (VCP) desde 2007, quando ela foi implantada pelo Governo do Estado de São Paulo. Assim também já se manifestou o prefeito Cido Sério (PT), apoiando a parceria Prefeitura-Estado. Por trama do universo, a partir de 2009, como secretário municipal de Cultura, passei a participar de sua montagem.

O evento é uma chance de dar oportunidade ao cidadão  interiorano  que nem sempre vai à capital para ter acesso a espetáculos de circulação  nacional. Uma grande festa artística.

Cidades participantes em 2012 totalizam 27: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru (voltou), Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema,  Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Bárbara d’Oeste, Santos, Santo André, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista,São  José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Neste ano, Ribeirão Preto não está participando.

Segundo o Governo do Estado, trata-se de um investimento de 06 milhões de reais em todo o interior. Conforme exigência de infraestrutura dos promotores do evento, no caso a Secretaria Estadual de Cultura (SEC), a Prefeitura Municipal de Araçatuba gasta em torno de R$ 140 mil com o evento.

Cabe ao Estado montar a grade de shows, às vezes, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) por telefone,via email, é consultada, outras vezes, não, depende muito do cachê, da disponibilidade de agenda do artista, etc.  No  dia do fechamento da grade, um representante da SMC vai  a São Paulo.

Os artistas, inclusive os do interior, podem se inscrever para eventos no site da (SEC) para participar de eventos em todo o estado, como de editais. Isso é feito sem a intervenção da SMC, trata-se de uma ligação direta do agente cultural com a SEC. Atualmente, há também a parceria do Sesc na VCP. Em Araçatuba, a UNIP sempre é parceira.

Na Virada de 2012 em Araçatuba, teremos 13 atrações musicais, 01 de dança, 04 de teatro, 12 intervenções, 01 de cultura popular e 01 de circo. Destacando a vinda da banda Ultraje a Rigor e do astro da MPB Luís Melodia. Ela será realizada em cinco lugares: praça Getúlio Vargas, teatro da Unip, catedral N.S. Aparecida, praça João Pessoa e teatro  Paulo Alcides Jorge.

Na Virada Cultura da cidade de São Paulo, houve excessos por parte do público, chegando em 2012 a morrer uma jovem por overdose e houve tiroteios. Em Araçatuba, os espetáculos artísticos sempre foram tranquilos. Quando a SMC promove eventos em praça pública ou é parceira deles, me faço presente em todos eles até o final para que as decisões sejam rápidas e os problemas evitados. E Deus está nos ajudando.

Boa diversão, alegria e sensatez!    


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário  municipal de Cultura  de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: