AGENDA CULTURAL

14.6.12

Culinária caipira da Rio+20 começa com visita da ministra Ana de Hollanda



Os Independentes, AGCIP e Consórcio Culturando receberam comitiva do MinC, explicaram sobre Queima do Alho
Dorival Gonçalves no berrante,  ministra Ana de Hollanda, Hugo Resende Filho, Edemilson Sete, João Paulo Martins e Américo Córdula   

Luiz Felipe Nunes - enviado especial

A noite de 13 de junho marcou o início das ações culturais na Conferência Rio+20, no Galpão da Cidadania, local onde foi aberto, em instantes, o evento.

Os representantes da cultura caipira de São Paulo, através da parceria entre Os Independentes, AGCIP – Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” e Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC) recebeu a visita da comitiva do Ministério da Cultura.
Daniel Tercino, Dorival Gonçalves, Vítor Ortiz, ministra Ana de Hollanda, João Paulo Martins,   Hugo Resende Filho e Edemilson Sete 
Estiveram no espaço “Queima do Alho – cardápio cultural de sabor imaterial” a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, acompanhada do secretário executivo da pasta, Vitor Ortiz, da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, do presidente da Funarte, Antônio Grassi e do diretor de Políticas Culturais, Américo Córdula.

A ministra visitou a exposição sobre a gastronomia cultural, conversando com os coordenadores da Queima do Alho, João Paulo Martins e Dorival Gonçalves. Depois, recebeu material informativo sobre ações de cultura e responsabilidade social e ambiental de Os Independentes, através do presidente Hugo Resende Filho.
Dorival Gonçalves, Vítor Ortiz, ministra Ana de Hollanda, Hugo Resende Filho e João Paulo Martins
Também ganhou exemplar da obra “Queima do Alho – alimento do corpo e da alma do peão de boiadeiro”, de autoria de Luiz Mozzambani Neto, que inaugura as pesquisas da AGCIP com vistas ao registro de Patrimônio Imaterial da cultura brasileira.

Ao ouvir o toque do berrante executado por Dorival, Ana de Hollanda confidenciou aos presentes: “tinha um berrante em casa e meu pai tocava para nós. Boa lembrança”.

Hugo Resende Filho convidou a Ministra para a Festa do Peão de Barretos, a maior da América Latina, a ser realizada entre 16 e 26 de agosto. Ana de Hollanda agradeceu o convite com as palavras: “estou mesmo devendo uma visita à festa”.

Encontro
Ficou acertado entre o presidente de Os Independentes e o MinC encontro em Barretos, durante a Festa do Peão, para lançamento da cartilha sobre a gestão cultural nos municípios, de acordo com a aprovação do Sistema Nacional de Cultura.
Ana de Hollanda, ministra da Cultura, Américo Córdula,  Daniel Tercino, Edemilson Sete e Hugo Resende Filho  
A ideia é pautar, agora de forma sistemática e didática, como mapear a cultura e a necessidade de equipamentos culturais nos municípios – a partir do ano que vem, preparando os municípios para um novo ciclo administrativo que tenha a cultura como pauta fundamental.

“Esse é um passo definitivo para a consolidação das políticas culturais no interior de SP”, comenta Edemilson Sete, coordenador da pesquisa da Queima do Alho junto à AGCIP.

Um comentário:

claudia colli disse...

Fico orgulhosa em ver meus queridos amigos (barretenses) João Paulo Martins e Dorival Gonçalves na Rio+ 20 com a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, representando a culinária caipira como patrimônio imaterial do nosso Estado. Parabéns queridos! Pessoas como vocês é que nos incentivam a continuar a luta diária em favor da nossa cultura caipira! Parabenizo também ao Edmilson Sete que, através da AGCIP, tem incentivado parcerias entre os muncipios em beneficio da cultura. Deus os abençoe!