Lançado em 1939, o Fusca celebra hoje seu dia mundial; carro chegou ao Brasil em 1950 com o nome de Volkswagen Sedan
22 de junho de 2012 | 10h 38
Giovana Schlüter Nunes, do Economia & Negócios do Estadão
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Fuscas saem da linha de produção da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A Fábrica de São Bernardo foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha. |
O Fusca não é um mero meio de transporte. Além de hoje
ser objeto de desejo de colecionadores que frequentemente pagam fortunas
por um exemplar, seus donos costumam ter histórias de afeto para contar
sobre seus carros. Isso, aliás, se percebe ao atentar para os apelidos
que o modelo ganhou ao redor do mundo: além do já conhecido por aqui, há
"Käffer", na Alemanha, que significa "besouro"; no Chile e na Espanha,
chama-se "escarabajo", escaravelho; na França, "coccinelle", joaninha;
no Reino Unido, "beetle", também besouro.
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É difícil imaginar que um produto tão carinhosamente apelidado tenha
sido encomendado por nada menos que o governo de Adolf Hitler, e lançado
para ostentar o desenvolvimento tecnológico da Alemanha nas
recém-construídas Autobahns, as famigeradas auto-estradas do país.
Seu projeto é atribuído a Ferdinand Porsche, mas várias empresas
estiveram envolvidas no processo de criação do Fusca, e até mesmo o
próprio governo alemão. Isso culminou na fundação de uma fábrica
dedicada exclusivamente ao modelo. À época, as fábricas alemãs eram, em
sua maioria, direcionadas a veículos de luxo, montados manualmente, o
que os tornava excessivamente caros. O Fusca viria a ser um carro
pequeno, econômico, eficiente e de fácil produção. Literalmente um
Volkswagen - um carro do povo alemão.
Lançado em 1939, ele chegaria ao Brasil em 1950, importado e
originalmente chamado de Volkswagen Sedan, e começaria a ser produzido
aqui, com peças nacionais, em 1959. A produção nacional aconteceu até
1986, quando foi interrompida, para ser retomada em 1993, a pedido do
então presidente Itamar Franco, até 1996, ano em que foi definitivamente
suspensa. Ao final deste período, haviam sido produzidos em território
nacional mais de 3 milhões de unidades.
Um comentário:
Meu carro ou meio de transporte é um fusca 76. Faz um ano que não visita uma oficina. Dentro da cidade é mais rápido do que alguns carros modernos, pois ele arranca impulsionado pelas rodas traseiras, enquanto isso os outros patinam,e eu já vou indo lá na frente.
Se quero vender? Nunca, ele é um companheirinho de confiança.
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