AGENDA CULTURAL

11.10.12

Chinês Mo Yan leva Nobel de Literatura

Suas obras têm qualidade de "realismo alucinatório", segundo o comitê da premiação; escritor é conhecido por ser o autor dos livros que originaram o filme "Sogo Vermelho", vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim
11 de Outubro de 2012 às 08:33

247 – O escritor chinês Mo Yan, de 57 anos, venceu nesta quinta-feira 11 o Prêmio Nobel de Literatura, considerado o mais prestigiado dos prêmios na área das letras. Segundo o comitê da premiação, suas obras têm qualidade de "realismo alucinatório".
De nome verdadeiro Guan Moye, o escritor é conhecido pela autoria dos livros que originaram o filme "Sogo Vermelho" (1987), vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Ele agora é dono de R$ 2,7 milhões, valor do prêmio entregue pela Academia Sueca.
Neste ano, 210 escritores disputaram o Nobel de Literatura. Desses, 46 eram novatos – nunca haviam se inscrito antes.
O vencedor do Prêmio no ano passado foi o poeta sueco Thomas Tranströmer e, no ano anterior, o peruano Mario Vargas Llosa.
Dos 104 Nobels de Literatura já entregues até hoje, apenas 12 foram para mulheres. Neste ano, constavam na lista de favoritos as canadenses Alice Munro e Anne Carson e a egípcia Nawal el Saadawi.

Biografia de Mo Yan

Nenhum comentário: