AGENDA CULTURAL

22.10.12

Como superar a dor de uma traição

Da novela pra a vida real. Psicólogo dá dicas para superar a dor de uma traição



Por Danielle Pingitore - www.maisde50.com.br

O triângulo amoroso da trama Avenida Brasil, da Rede Globo, também existe fora das telas. Pensando nisso, psicólogo dá dicas para superar a dor de uma traição.

Traição significa, entre as muitas definições, de acordo com o dicionário Aurélio, deslealdade e infidelidade no amor. O tema está em voga atualmente na novela da Rede Globo "Avenida Brasil" e tem causado uma verdadeira comoção nacional. A trama escrita por João Emanuel Carneiro traz a personagem Carminha, interpretada por Adriana Esteves, que enganou o marido durante toda a história o traindo com seu próprio cunhado. Mas quais são os motivos que levaram a personagem a trair? Será que as pessoas na vida real traem pelas mesmas razões da Carminha? O maisde50 escutou um especialista para responder essas e outras perguntas.

Segundo o psicólogo e escritor Alexandre Bez, o primeiro motivo que fez a Carminha trair é o desprovimento de caráter, sendo para ela, normal a traição. "A pessoa desprovida de caráter não estabelece vínculo, não se engaja na relação. Isso é normal na cultura da pessoa. O caráter começa a ser formado na gravidez e se fecha aos sete anos de idade. Se a pessoa possuir um caráter rígido, ela não consegue mudar."

Outro ponto destacado pelo especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami é o fato dela ter se casado por dinheiro. Ele explica que a pessoa nesse caso não possui remorso, mesmo podendo afetar o parceiro, e que o interesse maior é o dinheiro e o status. Além disso, a terceira razão para a personagem trair é o fato de a Carminha ter casado com Tufão (Murilo Benício), gostando do Max (Marcelo Novaes). Mas será que esses motivos existem na vida real? De acordo com o psicólogo sim, mas não reunidos em uma só pessoa. Ele conta ainda que existem outras razões mais comuns que fazem as pessoas traírem. "A novela ilustra o mundo lá fora. É um pouco mais 'florido', mas muita coisa acontece na vida real, com certeza."

O motivo mais comum que leva os homens à infidelidade, por exemplo, na visão do especialista, é a imaturidade. "Ele não está pronto para assumir o relacionamento. Ele precisa de um apoio emocional e trai para preencher alguma lacuna existente na vida dele. Porém, esse caso é diferente ao da Carminha, porque aqui o homem não trai por maldade, o que há um arrependimento." No caso das mulheres, existem dois motivos: um deles é por vaidade e outro por vingança. "No primeiro, a mulher quer mostrar que ela pode conquistar todo mundo. No segundo, ela foi traída e quer se vingar do parceiro. Isso pode acontecer depois ou durante a relação. E também aconteceria se a mulher tiver uma tendência mais vingativa. Ela pode se arrepender ou não, vai depender das circunstâncias."

Independentemente dos motivos e argumentos, a traição fere e magoa, e a reação das pessoas pode se dar de algumas maneiras. Segundo Bez, a primeira reação é a negação, seguida de uma admiração negativa e decepção. "O cérebro emite um mecanismo de defesa, que é a negação. A pessoa nega a priori a traição, não concordando com ela e ficando perturbada com isso. A segunda etapa é a admiração negativa, o sujeito fica pasmo. Já a terceira reação é a decepção."- explica o especialista, que completa: "Há ainda o mecanismo de formação reativa. A pessoa, quando se relacionar com outra, vai procurar uma característica diferente do indivíduo que o traiu."



2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

O especialista deu 10 conselhos mas o Heitor Gomes dá mais um: trata de vender rapidamente o sofá.

Anônimo disse...

Acabei um casamento de 26 anos a dois meses, mas como me senti muito so, tentei reatar meu casamento, tentei mudar tudo o que acreditava estar errado, mesmo assim ele disse que nao dava mais, saiu de casa e não me dizia onde estava morando, mas dizia que estava sozinho e hoje peguei ele chegando na casa de outra mulher com quem esta morando, de maos dadas, não aguentei e parti pra cima dos dois.Sei que errei, estou com muita raiva. Mas nao derramei nenhuma lagrima até agora e acho que nao vou chorar, parece que senti um alivio ao descobrir que o mau carater é ele e nao vou achar que a culpada de tudo sou eu como ele me fazia acreditar.