AGENDA CULTURAL

6.2.14

Thiago de Mello abre o ano letivo no sistema municipal de ensino de Araçatuba

Abertura feita pelo prefeito Cido Sério (PT); secretário municipal da Educação, Luís Carlos Custódio; e vereadores: Beatriz Nogueira (PT) e Gilberto Batata (PR), antes de o poeta Thiago de Mello proferir sua palestra sobre Direitos Humanos

O início do ano letivo do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba foi marcado, nesta terça-feira (4), por profunda reflexão acerca dos Direitos Humanos e o direito à vida. O tema foi abordado na aula inaugural realizada nos períodos da manhã e da tarde, no Teatro THATHI COC. O tema foi abordado em palestra proferida pelo renomado poeta Thiago de Mello.

A aula inaugural contou com as presenças de diversas autoridades do município. O prefeito Cido Sério e o secretário de Educação do município, Luís Carlos Custódio, receberam os demais secretários, professores e os vereadores Gilberto Batata Mantovani e Beatriz Soares Nogueira. O público, nos dois períodos, foi formado, ainda, por aproximadamente mil servidores públicos municipais ligados à pasta da Educação.

Custódio enfatizou a importância do tema escolhido, “Educação em Diálogos”, para nortear as reflexões da educação municipal deste ano, saudando, ainda, a importante presença do poeta na aula inaugural. “Vivemos numa sociedade cada vez mais complexa e com demandas cada vez mais exigentes. O diálogo, ou ‘os diálogos’, como preferimos aqui chamar, é fundamental para esse novo momento social a que estamos expostos”, ressaltou o secretário.

No uso da palavra, o prefeito Cido Sério destacou a presença da educação araçatubense no cenário regional e nacional. Ele destacou o fato de o ensino do sistema educacional de Araçatuba está entre os 100 melhores do país. Também está entre os três melhores do Brasil no que se refere à educação inclusiva. “Nossa tarefa é estabelecer diálogos e, ao estabelecê-los, fazer ainda mais do que temos feito. Chegar a excelência é um processo árduo, mas manter-se nela é algo ainda mais difícil. Esse é nosso grande desafio”, destacou o prefeito.

A PALESTRA

Thiago de Mello iniciou a palestra declamando um poema de sua autoria e conclamando a todos os presentes a serem solidários com amor. “Educar é um ato de amor. Só educa de verdade quem se desapega de si mesmo para se apegar ao outro. O professor é um grande instrumento de transformação do mundo porque exerce a solidariedade o tempo todo”, lembrou o poeta.



Entre as muitas reflexões e experiências que trouxe para aula inaugural, falou sobre sua relação em diferentes órgãos nacionais e internacionais ligados aos direitos humanos, à leitura e ao livro. Tratou, ainda, sobre os modos de viver e suas consequências no âmbito social, além de enfatizar sobre a importância da literatura e da poesia na formação humana.

“É preciso plantar desde cedo nas cabeças das crianças o gosto pela leitura para, quando elas chegarem no Ensino Médio, na vida adulta, já estarem apaixonadas por ela”, destacou Mello.

O POETA



Thiago de Mello é amazonense, um dos principais nomes da poesia regional e engajada. Tem obras traduzidas em vários idiomas e teve como parceiro e amigo outro grande poeta latino-americano, Pablo Neruda. 



Seu poema mais conhecido e difundido no mundo, “Os estatutos do homem”, é clara convocação à fraternidade, à solidariedade, ao amor. Por seu engajamento em relação aos Direitos Humanos e à floresta amazônica, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, além de ser convidado, representando o Brasil, a proferir diversas conferências e palestras pelo mundo inteiro.


Professores e professoras na plateia do auditório. Na sessão da manhã uma parte de professores das escolas municipais; à tarde, outra parte 
LEIA: THIAGO DE MELLO NA SEDE DA ACADEMIA ARAÇATUBENSE DE LETRAS

Nenhum comentário: