AMANAJÉ, em tupi, significa MENSAGEIRO e o objetivo do grupo é levar a mensagem da paz, da alegria e da cultura para todos os povos.
Os pássaros são o símbolo e a inspiração do AMANAJÉ. Na antiguidade, acreditava-se wm que eles eram os mensageiros dos deuses.
O grupo surge em Junho de 2013 como o primeiro Grupo de Teatro Municipal. Os encontros são realizados no Centro Cultural e Educacional Professor João Chaim Rezeke Filho aos sábados e domingos, 14h.
Durante os encontros são realizados exercícios corporais, dinâmicas, estudos e pesquisas, ensaios, confecção de cenário, figurino, aquecimento de voz e jogos teatrais.
Atualmente o grupo conta com 40 jovens, a partir de 12 anos de idade.
A primeira atividade oficial do AMANAJÉ foi em outubro, uma intervenção restrita aos professores da Escola Lima.
Para esse ano de 2014, o grupo está preparando a peça "Droga, Sexo e Aids, nada disso no mundo dos sonhadores" - Que contará a história de um casal de namorados que morre em decorrência do abuso das drogas. O objetivo dessa peça é chamar atenção para os perigos que o consumo de Drogas e a AIDS podem causar na vida dos jovens da nossa sociedade.
Ainda em 2014, o AMANAJÉ vai contar a história da nossa querida Bilac através de uma peça contemporânea, com muita animação e saudosismo. Vamos relembrar fatos, festas e pessoas que construíram a nossa formação histórica.
ENSAIO – ESPETÁCULO 2013
O espetáculo entitulado ENSAIO mostrou a preparação do grupo nos seis primeiros meses de encontro. Não apresentamos uma peça concluída, e sim, partes dela. O objetivo do AMANAJÉ foi mostrar o grupo para a sociedade e anuniciar a luta constante para pela cultura, arte e entretenimento.
Os primeiros atos mostraram o nascimento do grupo, símbolos e significado, contando com a presença de índios, pássaros e deuses - o folclore e a mitologia.
Nos atos seguintes, houve o ensaio da balada que vai acontecer na peça "Droga, Sexo e AIDS - nada disso no mundo dos sonhadores" e posteriormente, o ensaio de algumas cenas da peça.
Em seguida, o grupo repetiu a intervenção feita em outubro para os professores, só que dessa vez com o tema: "Festas de Final de ano".
Encerrando, mostramos o ensaio da dança que vai finalizar a peça "Droga, Sexo e AIDS".
BOI—BUMBÁ 2014
É um espetáculo que representa a região Norte-Nordeste do Brasil e dramatiza a morte do Boi, celebrada pelos índios com a exatação do deus tupã (canção erudita). A segunda parte enfatiza o boi morto, com a leitura foclórica da lenda (canção amazonense). Para finalizar, no ritual principal de ressuscitação, índios e índias representam o boi garantido e caprichoso e puxam a toada Yamã do grupo raízes caboclas. Na entrada das índias com fogo e o pajé, o boi é ressuscitado. O boi se apaixona pela Cunha Porã, a índia mais bela da tribo, que encerra a apresentação.
O grupo se apresentará na semana do folclore de Araçatuba, agosto de 2014.
Coordenador do grupo: João Antônio Machado Buzo
Supervisor: José Eduardo Palmieri
Chefe da Seção de Eventos, Cultura e Lazer
Centro Cultural e Educacional Professor João Chaim Rezeke Filho
Rua Sete de Setembro, 645 – Centro
CEP.16.210-000 – Bilac – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário