AGENDA CULTURAL

26.6.14

Praça, Copa e médicos cubanos

Visão noturna da nova praça Rui Barbosa, Araçatuba-SP
Hélio Consolaro*

Tucanos e adjacências batem, batem no PT, chamaram até o auxílio do Judiciário, mas não faz a massa crescer para o lado deles. Acham que apenas falar mal, difamar, é o suficiente para derrotar um político. A verdade vence a mentira.

A mídia brasileira contaminou a mídia internacional com mentiras, principalmente a inglesa, que agora está com cara de madalena arrependida de quem produziu notícias falsas, apenas para inglês ver.

A mídia fez um desserviço ao país, uma campanha negativa contra a Copa do Mundo no Brasil. E a oposição foi a reboque. O último exemplo disso foi apoio de Aécio Neves à falta de educação praticada com a presidenta Dilma, quando a mandaram tomar naquele lugar em que não bate sol na abertura da Copa do Mundo. Aécio Neves precisou ser chamado às falas por seu marqueteiro para mudar o discurso.


Em termos de saber organizar as coisas, o Brasil já é campeão. Esse sucesso de Dilma (PT) contará no resultado eleitoral. Não houve caos, tudo funcionou bem.

O resultado no campo de futebol, isso não tem consequência eleitoral, caso a seleção brasileira não seja campeã, pois o povo já mostrou que sabe separa esporte de política. Capacidade operacional, saber administrar é um critério importante para o eleitorado escolher o candidato na hora de votar.

Com o programa “Mais Médicos”, a mídia e a oposição bateram muito. Na vinda dos médicos cubanos, disseram todos os tipos de mentiras. Hoje, pelo que se vê em Araçatuba, percebemos que a população está contente com o atendimento deles nas UBS. A verdade novamente venceu a mentira. Araçatuba terá a sua faculdade de Medicina.  

Na capital da Noroeste, as coisas não são diferentes, acontece também a bipolarização política de nível nacional. Alguém quis se aproveitar de ano eleitoral (2012) pela terceira vez, quis guaribar a praça Rui Barbosa com míseros R$ 100 mil, não conseguiu, largou-a toda fuçada.


Em vez de dizer ao prefeito: “não consegui, não deu certo”, “me rendo”, preferiu culpar assessores, secretários e fazer certas acusações ao próprio prefeito Cido Sério (PT), que até outro dia era seu amigo de longa data. Ou melhor, tinha até uma irmã ocupando cargo de primeiro escalão na Prefeitura. Nada disso valeu.  

Pedras de todos os lados foram jogadas sobre o prefeito, secretários, porque havia passado um tatu pela praça Rui Barbosa. Chamaram até o CQC (programa de televisão) para destruir politicamente o prefeito que tivera 51% dos votos no pleito de 2012.

Com muita paciência, Cido Sério juntou as pedras e fez a reforma da praça. Quase a refez. Será reinaugurada no domingo, 29/6/2014, às 18h, com atividades culturais. Assim também ocorreu com o zoológico municipal Flávio Leite Ribeiro. E ele foi reformado e semanalmente recebe milhares de araçatubenses à procura de lazer.

Esse pessoal faz isto, corre atrás de problemas circunstanciais para fazer oposição, porque não tem projeto para a cidade, nem para o país, não comparam modelos administrativos, nem sabem como solucionar os problemas. Tais criaturas acham que fazer política é contar mentiras para o povo.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP   


Nenhum comentário: