AGENDA CULTURAL

18.7.14

Cultura na Expô 2014

Prefeito Cido Sério (PT) em visita ao Barracão do Artesanato na Expô 2014
Hélio Consolaro*

Na Expô 2014, como acontece desde 2009, a Secretaria Municipal de Cultural tem a sua participação garantida.

Essa história de levar a agenda cultural à Exposição Agropecuária de Araçatuba iniciou-se em 2004, quando implantamos, como presidente da Academia Araçatubense de Letras e coordenador do Fórum Municipal de Cultura, o Barracão Cultural. A Secretaria Municipal de Cultura apoiou na época, mas não era a realizadora da iniciativa.
Interior do Barracão das Artes - Expô 2014
Uma pessoa que me ajudou a organizar o local em 2004, a trazer os artistas plásticos para o Barracão Cultural, foi a bilaquense Maria de Fátima de Deus Silva Ribeiro, esposa do Aurélio Ribeiro Pintão. Metida nas artes, perfeccionista, tudo saiu muito bonito.

Em 2014, 10 anos após, organizamos, além do Barracão da Cultura Caipira, Barracão do Artesanato, do Palco Araçá, o Barracão das Artes “Maria de Fátima de Deus Silva Ribeiro”, uma homenagem póstuma. Cerca de 1.500 pessoas passaram por ele.

A inserção de atividades culturais numa exposição de gado se deve à concepção de que cultura, que não é apenas erudição, permeia todas as atividades humanas. Não há ninguém sem cultura, até o analfabeto a tem; como ninguém vive sem arte, pratica-a, saboreia-a conforme os padrões de seu segmento social.

Se a Expô 2014 é o maior evento turístico e de agronegócio de Araçatuba e região, a Secretaria Municipal de Cultura não lhe pode dar as costas. Esse também é o entendimento do prefeito Cido Sério (PT), do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e da Rural Eventos.

No Barracão do Artesanato, experiência que vem desde 2009, administrada pela Associação dos Artesãos de Araçatuba, teve a participação da Associação Estação Taveira; da Aadefa (Associação de Apoio aos Deficientes Físicos de Araçatuba). Em 200 metros quadrados, 40 artesãos expõem e vendem seus trabalhos. A Expô é um grande momento de marketing.
Secretário de Cultura Hélio Consolaro, violeiro Rei do Vale, prefeito Cido Sério e o violeiro Parreira no Barracão Caipira da Expô 2014
No Palco Araçá, 10 cantores com suas bandas (ou bandas mesmo) se apresentaram. A condição era ser de Araçatuba. Mais de 20 se inscreveram para o concurso. O show era apresentado das 21h30 às22h30, com recebimento de uma ajuda de custo. A participação é uma vitrine para os músicos da cidade que tenham o perfil de shows da Expô.

Catireiros mirins no Barracão Caipira
O Barracão da Cultura Caipira, criado por nós em 2012, administrado pelo Centro de Tradições Culturais, é um ponto de valorização da nossa cultura raiz, com viola, catira, queima do alho, folia de reis. Nele, toda noite duas escolas municipais se apresentavam com o seu grupo mirim de catira. Ele tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Todas as noites, o prefeito Cido Sério, ao visitar a Expô, poitava no Barracão Caipira.   

Como afirmava os dizeres do painel do barracão: “Curtir a cultura caipira na atualidade é mostrar que temos tradição e raiz, como neste barracão. A Expô é um jeito moderno de ser caipira”.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP 

Nenhum comentário: