AGENDA CULTURAL

12.8.14

Exposição comemora 65 anos da Guarda Civil Municipal

A partir de terça-feira (12), a história de 65 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba poderá ser conhecida, em detalhes, no Museu Histórico Municipal Marechal Cândido Rondon. A partir das 10 horas estará aberta exposição comemorativa organizada pela Prefeitura de Araçatuba, Secretaria Municipal de Segurança (SMS) e Museu Histórico.


A exposição reúne fardas, demais itens utilizados pelos guardas municipais e inúmeras fotos, que resgatam momentos desta história. Em uma mini cidade, crianças terão aulas de trânsito, além de palestras para conscientização contra o uso de drogas e de materiais cortantes em linhas de pipa.

A cerimônia de abertura terá as presenças do prefeito Cido Sério e de secretários municipais, dentre eles o de Segurança, Kerlis Ribeiro e o de Cultura, Hélio Consolaro, responsáveis diretamente pela exposição, que permanecerá aberta para visitação gratuita durante 60 dias. Equipe técnica do Museu Marechal Cândido Rondon é coordenada por José Fernando Bacelar.


HISTÓRIA DA GUARDA MUNICIPAL

Lambreta foi muito utilizada nas rondas
Em 25 de agosto de 1949 foi criada a Polícia Municipal de Araçatuba (Lei nº. 54) pelo prefeito Joaquim Geraldo Corrêa, o “Zizinho”. Naquela época, o efetivo era de 20 homens, e o serviço feito a pé e a cavalo, nos locais mais distantes da região central.

A proposta era constituir um corpo de policiamento de vigilância noturna, com expediente das 22 horas às 4 horas para atuação junto a repartições públicas, monumentos, parques e praças. Fiscalização do trânsito também estava dentre as funções.
 
Coronel Kerlis Rib, atual secretário
municipal de Segurança

Em 1964, o efetivo foi aumentado para 100 homens, criando-se os cargos de secretário municipal de Segurança, um de 2º. sargento (comando da guarda), dois de 3º. sargento (um para comandar o policiamento de trânsito e outro para o policiamento de vigilância), além de três cabos, que faziam a ronda. Na época, este serviço utilizava um jeep Willis 51 e lambretas.

Nenhum comentário: