AGENDA CULTURAL

12.8.14

Jornada de Literatura de Araçatuba

Hélio Consolaro*

Pela sexta vez, a Secretaria Municipal de Cultura põe a literatura em sua pauta de trabalhos. Trabalhar com a cultura no geral já é uma atividade difícil; com a literatura, as dificuldades aumentam. 

A 6.ª Jornada de Literatura de Araçatuba, de 8 a 12 de setembro de 2014, não é festival, trata-se de um trabalho pedagógico intenso num período de tempo a favor da leitura, da valorização dos escritores locais e regionais, com a premiação do Concurso Internacional de Contos Cidade deAraçatuba.

Araçatuba tem uma academia de letras, possui um núcleo regional da União Brasileira de Escritores, há escritores, editora e publicam-se livros anualmente, inclusive com ajuda do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba.

O tema deste ano é “Nos desvãos da literatura, outras artes”, sugerido pelo professor Tito Damazo. Já temos 25 escritores inscritos para dar palestras nas escolas públicas e particulares. Até o momento, já temos mais de 30 escolas inscritas para receber os escritores, contadores de histórias, artistas de teatro. Se sua escola ainda não se inscreveu, ainda há tempo, faça o seu pedido pelo e-mail secretariacult@gmail.com ou pelo telefone 18 3636 1270 (Rosi).

Na programação da semana, teremos na segunda-feira, 8 de setembro de 2014, a premiação do 27.º Concurso Internacional de Contos Cidade de Araçatuba, com R$ 12 mil em prêmios, em três faixas: regional, nacional e internacional. Haverá também um sarau organizado pela escritora Rita Lavoyer com textos do escritor José Carlos Martinez, falecido em 2013 e homenageado pelo concurso de contos. Compareça e ganhe a coletânea “Contos Melhores” na porta do teatro municipal Castro Alves, onde estarão os contos premiados do concurso.

No dia 9 de setembro, 20h, haverá a reunião solene da Academia Araçatubense de Letras no teatro municipal Castro Alves, quando três novos acadêmicos serão empossados: Anísio Canola, Marianice Puapitz Nucera, Tarso José Ferreira.
No dia 10 de setembro, 20h –Sarau “Ciclo de Poesia”, organizado pela AAL e UBE, com participação especial de Carina Porto, araçatubense que é atriz da Globo, também no teatro municipal Castro Alves.
Na quinta-feira, 11/08/2014, 20h – palestra do escritor Edemilson José do Vale (o Sete), de Monte Alto, sobre “Queima do Alho – Patrimônio Imaterial” – no restaurante “A Colônia”, na estrada do bairro rural da Água Limpa (rodovia Vincenzo Manaralli), km. 10. Haverá lançamento do livro “Queima do Alho: Cardápio Cultural de Sabor Imaterial”, com noite de autógrafo.

E no dia 12, no encerramento, Antônio Carlos e Jocafi terão o “show” na praça João Pessoa, convidados pelo Sesc, quando apresentarão músicas compostas sobre as obras do escritor Jorge Amado, será a apoteose do tema “Nos desvãos da literatura, outras artes”.

A Jornada de Literatura deixa raiz em nossa juventude, desenvolve o gosto pela leitura, literatura e por nossos escritores. Você está convidado. Veja as atividades, clicando aqui.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: