AGENDA CULTURAL

10.8.14

Ser jovem, ser velho

Hélio Consolaro*

Há velhos que não admitem serem chamados assim, muitas mulheres, por exemplo, indicam até a data de nascimento, mas sonegam o ano, porque não querem revelar a idade.

Trata-se de um disfarce inválido, porque a idade está carimbada nas mãos e no pescoço. Sílvio Santos sempre escondeu essas duas partes do corpo. Todos querem viver muito, ninguém quer envelhecer. Missão impossível.

Não esconder a idade, dizer que é avô ou avó não quer dizer relaxo na aparência. Fazer cirurgias plásticas sutis, sem aquela coisa que todos notam na primeira olhada, usar mais cremes para rejuvenescer a pele. Permanecer mais tempo no banheiro. Tudo isso é sinal de vida, porque a esperança não é a última que morre, é a vaidade.

O idoso masculino tem dois caminhos. O mais fácil é assumir o nono que está nele, ficar convivendo com a família, curtir os netos, quando construiu relações de amor entre os seus, mas tudo isso sem relaxar na aparência, nada de ficar o dia inteiro de pijama. Um vovô alinhado.

O caminho mais difícil é achar que amar uma mulher é sinal de vida longa. E é. Não existe nada mais revigorante do que um novo amor. Como já disse Jô Soares, homem que completa 25 anos de casado com a mesma mulher e ainda sente tesão por ela, é um tarado em roupas moralistas.

Alguns continuam amando a sua esposa, a última (se passou por vários casamentos) ou a primeira (homem de uma mulher só, no duplo sentido). O segundo caminho é resistir, ficar galinhando por aí, como se o tempo não tivesse passado. Como dizem os versos de Juca Chaves: “Fica mais velho quem tem medo de ser velho / Roubando sonhos de alguma adolescente”. É um sapato velho querendo ser usado em grandes festas. E há mulheres assim também, em menor número, porque os homens são mais exigentes em relação ao corpo feminino.

Escrevo tudo isso para os jovens, porque a vida é composta de faixas etárias e precisamos vivê-las todas muito bem. Todas elas têm suas vantagens. Infelizmente, se veem muitos jovens envelhecidos precocemente por aí.
Já disseram que a juventude é bela. O idoso tem certeza disso. E viver bem a juventude não é só encher a cara, participar de bacanais, mas saber que é uma fase passageira em que se constrói uma velhice mais alegre e saudável. Nisso se encontra o sentido da expressão: “construir o futuro”.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


Sentir-se Jovem

Juca Chaves

Sentir-se jovem é sentir o gosto
De envelhecer ao lado da mulher
Curtir ruga por ruga de seu rosto
Que a idade sem vaidade lhe trouxer
O corpo transformar-se em escultura
O Tempo apaixonado é um escultor
E a fêmea oculta na mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
E a fêmea, esta escultura,
Já mulher madura
Explode em sensuais formas de amor
Ser jovem cinqüentão não é preciso
Provar que emagrecer rejuvenesce
Pois a melhor ginástica é o sorriso
E quem sorri de amor nunca envelhece
Amar ou desamar sem sentir culpa
Desafiando as leis do coração
Não faça da velhice uma desculpa
E nem da juventude profissão
Idade não é culpa
Velhice não é desculpa
Nem mesmo a juventude é profissão
Fica mais velho quem tem medo de ser velho
Roubando sonhos de alguma adolescente
Dizer que ele "dá duas", que é potente
Mentir para si próprio e para o espelho
A idade é uma verdade, não ilude
Quem dividiu a vida com prazer
Velho é se drogar de juventude
Ser jovem é saber envelhecer
Velho é quem se ilude
Que a idade é juventude
Ser jovem é saber envelhecer

        

Nenhum comentário: