AGENDA CULTURAL

6.11.14

Inscrições Revelando SP Atibaia 2015




Revelando São Paulo abre inscrições para
o Festival “Entre Serras e Águas ” 2015

Estão abertas as inscrições para o VIII Festival de Cultura Tradicional Paulista - Revelando São Paulo, “Entre Serras e águas”. Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Organização Social de Cultura, Abaçaí Cultura e Arte, o Festival acontece do dia 7 ao dia 11 de janeiro de 2015 na cidade de Atibaia. O festival contempla na programação as manifestações das comunidades tradicionais; culinária, artesanato, danças folguedos e música, que apresenta a identidade cultural do Estado de São Paulo.
 

As inscrições serão recebidas pelo site: http://revelandosaopaulo.org.br/rv/inscricoes/. Todos os municípios poderão participar desta edição que anualmente acontece na Estância Turística de Atibaia, na Região Bragantina. As inscrições devem ser separadas por categoria, divididas nas seguintes áreas: artesanato, culinária, rancho tropeiro, participação de animais, bandas e fanfarras, festival da amizade e grupos.

A proposta do Revelando São Paulo é difundir e compartilhar as tradições paulistas através de uma diversificada programação que inclui devoções, grupos de violeiros, congadas e cortejos, folias de reis, moçambiques, bonecões, cavalhadas, fandango, jongo, quadrilhas, grupos cosmopolitanos, Festas do Divino, e outros.
 

O Regulamento, orientações e outras informações do sitehttp://revelandosaopaulo.org.br/rv/inscricoes/ , ou  pelo telefone 11 - 33122900

FAÇA LOGO A INSCRIÇÃO DO SEU MUNICÍPIO, O PRAZO ESTÁ CHEGANDO TÉRMINO



Para Saber mais sobre o Revelando São Paulo
O Programa Revelando São Paulo foi criado em 1996 pela Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Sempre voltado para a Cultura Tradicional  do Estado de São Paulo (Patrimônio Imaterial) é um articulador e promotor de ações e políticas culturais em todo o Estado, envolvendo pesquisa, relações institucionais, contatos com as mais diversas comunidades, diálogos e parcerias com os dirigentes culturais dos municípios e com instituições privadas de natureza cultural e/ou educacional.

Por meio de suas pesquisas e parceiros, este programa revela a importância da cultura imaterial, de saberes e fazeres de várias comunidades e pessoas da região, procurando contribuir na sua manutenção e extroversão, envolvendo as diversas instâncias dos poderes públicos municipais e estadual, para que se garantam as condições necessárias à sua continuidade.

O Programa Revelando São Paulo também prestigia, apoia e incentiva pessoas, grupos e instituições que mesmo sem fazer parte historicamente de determinadas manifestações culturais, procuram, com seu trabalho e pesquisa, mantê-las e difundi-las, seja fielmente ou por meio de releituras sérias.

O Festival da Cultura Paulista Tradicional é fruto do Revelando São Paulo. Com mais de 50 edições realizadas em 18 anos, é uma importante etapa nesse processo ao promover os encontros das mais diversas manifestações culturais de todo o estado de São Paulo, objetivando a troca de experiências, a articulação entre comunidades, a extroversão dos saberes e fazeres para um público ainda maior, seja na capital ou em outras centralidades urbanas onde ocorre o Festival. Sempre com o propósito de revelar e valorizar.

No Festival participam mais de 300 grupos de cultura tradicional, como batuques, folias, jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos, fandangos, além da rica culinária paulista e também seu rico artesanato, em mais de 180 estandes.

Atualmente são promovidas 4 edições do Festival por ano: Entre Serras e Águas, em Atibaia; Vale do Ribeira, em Iguape; Vale do Paraíba, em São José dos Campos e Capital, em São Paulo

Em São Paulo, durante 10 dias de eventos, nos dois últimos anos estiveram presentes mais de 9.000 integrantes de grupos de cultura tradicional de uma média de 180 municípios do estado de São Paulo.


Serviço:
Revelando São Paulo –Entre Serras e Àguas.
Data: 07 a 11 em de Janeiro
Inscrição pelo site 
www.revelandosaopaulo.org.br
Contato com a produção 11 33122900 – Emerson, Juliana, Raquel
Contato com a imprensa: Diego Dionísio ou Rafael Leitão – 11-33122003 
imprensa@revelandosaopaulo.org.br

Nenhum comentário: