AGENDA CULTURAL

12.11.14

Novo Ponto de Leitura

No dia 13 de novembro (quinta-feira), mais um ponto de leitura será aberto na cidade, no terminal de ônibus urbano Nelson Reis Alves, ao lado da antiga estação ferroviária, no centro da cidade. A iniciativa da Prefeitura de Araçatuba é coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que já estruturou 12 pontos.

O Ponto de Leitura Flávio de Souza Palma será inaugurado a partir das 9h30. O secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro faz o convite: “Você que incentiva a leitura e tem um compromisso com a democratização do acesso ao livro, também tem esse compromisso. Se quiser, já pode levar alguma doação de livros para o equipamento”.

E justifica a homenagem: “Flávio de Souza Palma era um leitor voraz, que viveu muito e leu bastante também”. Ele era comerciante, e durante muitos anos administrou a tradicional Casa Palma. A gestão direta é da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral.

Os primeiros equipamentos foram disponibilizados à população em abril de 2011, para disseminar cultura, conhecimento e estimular o hábito da leitura. “Colocamos livros em lugares públicos, onde há grande movimentação de pessoas. São obras de autoajuda, literatura estrangeira e brasileira (romances, poesias, crônicas e contos), infantis e juvenis, sobre religião e diversos outros não didáticos. Os livros podem ser retirados sem burocracia e devolvidos em qualquer ponto”, explica Tânia Capelari, diretora da Biblioteca Municipal.

Ela acrescenta que “os livros podem até não ser devolvidos, se o leitor assim desejar. Não é feito um controle quanto à devolução, não havendo um compromisso real em devolvê-los. O objetivo do projeto é a retirada das obras e a circulação pela cidade, para formação de novos leitores. Neste caso, a pessoa poderá doar outros títulos, para que a dinâmica continue”. O abastecimento dos pontos é realizado semanalmente.

PONTOS DE LEITURA

Praça João Pessoa, no centro
Praça Seisaburo Ikeda, no bairro Guanabara
Secretaria Municipal de Cultura: rua Anita Gribaldi, 75, no centro
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade: rua Dr. Alcides Fagundes, 222, no bairro Aviação
Núcleo de Gestão Assistencial (NGA)
Pronto Socorro Municipal (bairro São João): rua Coelho Neto, 1963
Pronto Socorro Municipal (bairro Santana): rua Dona Ida, 1350, no bairro Santana
Prefeitura Municipal: rua Coelho Neto, 73, na vila São Paulo
Pátio da Escola de Samba Virada do Sol, no bairro São José
Banca de revistas, no bairro Juçara
Praça no bairro Antônio Pagan
AVIDDA (Associação de Valorização Integral e Dignidade da AIDS): rua Gonçalves Ledo, 87, no bairro São Joaquim

Um comentário:

www.elianedelacerda.com disse...

Que iniciativa linda,amigo escritor!
São atitudes como essas , que nos fazem acreditar que o Brasil caminha para um desenvolvimento e o POVO está aprendendo a gostar de ler!
Bjus e bom final de domingo!
Bravo!!!!!
http://www.elianedelacerda.com