AGENDA CULTURAL

5.12.14

Edara, odara, dança

 Público nas noites do Festival do Balé Municipal no EDARA - Vívere Eventi

Hélio Consolaro*

A TV Tem deu ampla cobertura ao aniversário de Araçatuba, 106 anos, com foco no EDARA – Espetáculos de Dança de Araçatuba. Evento feio pela administração direta, sem convênios e sem produtora cultural contratada, extenuou a pequena equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba.

Tivemos um público de 13 mil pessoas, 1.500 bailarinos envolvidos, 490 pessoas envolvidas nas oficinas. Os grandes contribuintes com público foram Balé Municipal e academias.  A previsão de público feita nas reuniões prévias com a TV Tem foram confirmadas.
 
Festival do Balé Municipal
Cinco dias, vários lugares, espetáculos simultâneos. De 28/11 a 2/12/2014, Teatro da Unip, Vívere Eventi, Centro Cultural Thati-Coc (antigo Cine Pedutti), Ginásio de Esportes do Coríntians, Praça João Pessoa, Calçadão, teatro municipal Castro Alves, salão de festa da ACEA.

As oficinas foram feitas nas academias de dança participantes do evento: Ana Maria Ballet, Equilíbrio Natália Silva Ballet, Escalada Ballet, Sandro’s Dance, Stella Maris Academia de Dança, Academia de Dança Ana Eliza Antunes.


Antes do espetáculo do Balé Municipal, foto com o prefeito Cido Sério, secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro e a equipe de trabalho de Stella Maris Academia da Dança, que ministra as aulas de dança ao Balé Municipal
 Natália Silva, da academia Equilíbrio Natália Silva Ballet, escreveu em sua página no Facebook: “Após 5 dias de cultura absoluta passando pela nossa cidade e pela nossa escola...fica o sentimento de agradecimento pela realização do 1.º Edara - Espetáculos de Dança de Araçatuba evento esse realizado pela secretária de Cultura de Araçatuba, em especial nosso agradecimento a organizadora Vanessa Manarelli e ao secretário de Cultura Hélio Consolaro e ao prefeito pelo incentivo da classe visto que a cidade é extremamente bem servida de boas escolas”.

Tivemos a apresentação de excelentes grupos no teatro da Unip: Quasar (Goiânia), Cisne Negro (São Paulo), Faces Ocultas (Salto-SP), Discípulos do Ritmo (São Paulo), Anacã (SP). Na Praça João Pessoa, Nélson Triunfo; no teatro municipal Munira Magharib. Shows: Trio Macaíba e Cia. Pé na Tábua.
 
Prefeito Cido Sério explica para Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo como funciona o Balé Municipal 
Houve várias atitudes bonitas nesse EDARA. O empenho e entusiasmo da equipe da Secretaria Municipal de Cultura (depois dizem por aí, maldosamente, que funcionário público não trabalha). Quando um grupo se une, move montanhas. Esse entusiasmo contagiou a TV Tem que cada vez mais divulgava o evento no noticiário.

O outro foi a atitude dos pais das crianças do Balé Municipal. Gostaram das apresentações no Vívere Eventi. Painéis de LED no fundo do palco encantou a todos, as nossas crianças arrancaram lágrimas dos pais, minhas e do prefeito Cido Sério. Pudemos assistir ao último espetáculo, dia 3/12/2014. Não tínhamos noção da grandeza do projeto do Balé Municipal. Figurino do festival custeado pela Prefeitura de Araçatuba.

Ana Botafogo, madrinha do evento, deu entrevista dizendo que não conhece projeto igual no Brasil. Carlinhos de Jesus, outro convidado ilustre, disse que Araçatuba estava “odara” (belo, bom, conveniente) com o EDARA.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP  



3 comentários:

Unknown disse...

Oi, alguém sabe me dizer onde posso encontrar a apresentação completa? Era uma das bailarinas e acabei perdendo o CD, obrigada

Hélio Consolaro disse...

Quem deve ter as gravações deve ser a TV Tem Rio Preto. Veja site da TV

Unknown disse...

Muito obrigada, me ajudou muito <3