AGENDA CULTURAL

24.12.14

MEC definirá instituição que vai instalar o curso de medicina em Araçatuba

As propostas devem ser apresentadas a partir do próximo dia 29

DA REDAÇÃO, MÁRCIO ZENI - ARAÇATUBA - Jornal O LIBERAL,  24/12/2014
O ministro Arthur Chioro (2º da dir. p/ esq) projetou lançamento do primeiro vestibular em agosto de 2015
O Diário Oficial da União publicou ontem o edital da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), para chamamento público das instituições privadas de ensino superior interessadas em abrir o curso de medicina em Araçatuba e nas outras 38 cidades habilitadas este ano para instalar a faculdade.

As propostas devem ser apresentadas a partir do próximo dia 29. O resultado final, com o nome da instituição vencedora, será anunciado no final de junho de 2015. Previsão é de que o primeiro vestibular na cidade seja lançado em agosto do ano que vem. Araçatuba poderá abrir vagas para 65 estudantes.

Pelo menos seis instituições da cidade e de fora dela já manifestaram o interesse de participar da concorrência para autorização de instalação da faculdade, entre elas Unisalesiano, Unitoledo e SEB.

Podem apresentar propostas as mantenedoras legalmente constituídas no país, que tenham, pelo menos, uma instituição de ensino credenciada, integrante do sistema federal. O prazo vai até 23 de janeiro próximo.

Outras cidades do interior de São Paulo, como Bauru e Jaú, também foram habilitadas para receber a faculdade de medicina. O anúncio geral foi feito em setembro pelos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, José Henrique Paim, em Brasília. O comunicado foi acompanhado pessoalmente pelo prefeito Cido Sério (PT) junto com o vice Carlos Hernandes (PMDB).

As cidades têm 70 mil habitantes ou mais e ainda não dispõem de curso superior para a formação de médicos. Os municípios estão localizados em 11 estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) de quatro regiões do país.

Os critérios de seleção previstos são indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e propostas de curso.

Os prazos e os procedimentos a serem seguidos pelas mantenedoras estão descritos no edital 6/2014/SERES/MEC. O edital está disponível em versão integral no portal www.mec.gov.br, na página da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.

HISTÓRICO
O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), começou em outubro de 2013. No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. Há no Brasil 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina, conforme dados consolidados até 23 de julho de 2014. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.405 em capitais, resultado do processo de interiorização da educação superior. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais (8.911 do total), enquanto no interior havia 8.772.


Nenhum comentário: