AGENDA CULTURAL

15.3.15

Campanha visa proteger a saúde de frentistas e motoristas


13.03.15 - "Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!" é o slogan de campanha que será lançada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Araçatuba para promover o abastecimento consciente de veículos nos postos de combustíveis. O lançamento acontecerá no dia 16 de março visando orientar frentistas, demais trabalhadores e motoristas sobre os cuidados necessários.

Cerest Araçatuba tem abrangência regional (28 municípios) e é mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). A campanha acontecerá em todo o Estado de São Paulo, estando sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde e equipamentos vinculados à saúde dos trabalhadores e à vigilância sanitária.

A campanha educativa está focada na importância de informar a população sobre os danos provocados aos veículos, meio ambiente e, principalmente, à saúde das pessoas, quando se abastece além do travamento automático da bomba. Este procedimento conhecido popularmente como ‘até a boca’ aumenta a exposição dos frentistas ao benzeno, substância cancerígena presente no vapor da gasolina. Entre os dias 18 e 31 de março será feita panfletagem de material informativo em Araçatuba.

RISCOS PARA A SAÚDE

Ao contrário do que muitos pensam, o perigo da gasolina não está só em sua inflamabilidade, mas também na composição química, que pode desencadear –
nas pessoas expostas a seus vapores – câncer, defeitos genéticos, prejuízo à fertilidade e ao feto. Com pouco tempo de exposição ocorrem efeitos como dor de cabeça, tontura, irritação das vias respiratórias, irritação da pele e olhos, sonolência e vertigem.

PREJUÍZOS AO MEIO AMBIENTE

Uma das iniciativas da indústria automobilística visando reter os vapores dos combustíveis, para que não sejam liberados na atmosfera em forma de poluição, é a instalação de cânister, dispositivo conectado ao tanque de combustível. Abastecer além do automático pode encharcar o filtro de carvão ativado do cânister e, então, possibilitar uma maior emissão de vapores de hidrocarbonetos, ocasionando ainda desperdício com vazamentos acidentais.

DANOS AO VEÍCULO

Consequências possíveis quando as partículas de carvão ativado são desprendidas do cânister e atingem o motor:
• Risco de queimar a bomba de combustível
• Queda de rendimento
• Falha no funcionamento do motor

Nenhum comentário: