AGENDA CULTURAL

27.3.15

Atividades culturais após o fechamento da oficina cultural


Hélio Consolaro*

Recebemos a visita de Douglas Augusto Oliveira e Fernando Fado para discutir se a programação da Oficina Cultural Sílvio Russo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura  firmada no primeiro semestre continuaria, já que houve o entrevero do fechamento da OCSR.

Respondemos que sim, nós não brigamos com a cultura nem com arte, tivemos um estremecimento na relação institucional entre a Secretaria Estadual de Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura, mas que ainda acreditamos na força política dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para reverter o fechamento da OCSR.

Há dois exemplos bem evidentes de que não houve critério de escolha no fechamento das oficinas. Se coube à Poiesis, ela errou feio. Em Bauru, gastam-se R$ 4 milhões para reformar o prédio da oficina e em seguida fecha-a. Em Araçatuba, num município cuja prefeitura é administrada pelo PT, cuja presença da OCSR é forte e representa o Governo do Estado de São Paulo, capitaneado pelo PSDB, fechá-la é falta de estratégia política. Quem está escrevendo isso é um petista.

Caros artistas e agentes culturais, enquanto o Governo do Estado de São Paulo estiver com propostas de investimentos nas atividades culturais de Araçatuba, estaremos juntos. Não podemos nos deixar contaminar por sentimentos menores.

Reabertura da OCSR já!

*Hélio Consolaro é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Quais são os deputados. Há quem não saiba quem são eles e como se posicionaram. Como diz\ia a minha avó, dor de barriga não dá uma vez só. Outras eleições virão.