AGENDA CULTURAL

30.4.15

Ação Jovem promove peça teatral sobre drogas e DSTs

29.04.15 - O Programa Ação Jovem promoveu espetáculo teatral para jovens e adolescentes assistidos. O evento encerrou uma série de atividades desenvolvidas no Eixo Saúde, entre os meses de fevereiro e abril, com apoio da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A peça “Manos”, da companhia Atos e Atitudes, de Birigui, é interpretada pelos atores Jander Willian e Eduardo Amaral. Em cena, dois irmãos que se deparam com doenças sexualmente transmissíveis, drogas, gravidez precoce, tabagismo, e se deixam levar por incorreções comportamentais e vícios. Mesmo assim um tenta ajudar o outro a vencer as dificuldades relacionadas aos problemas. A encenação ocorreu na terça-feira (28), no Teatro Castro Alves.


Segundo o coordenador Abel Andrade, nesse período foram trabalhados temas como gravidez precoce, tabagismo, DST/AIDS e álcool na adolescência. Para ele, o saldo dessas ações foi bastante positivo. “Tivemos uma adesão muito boa, houve grande interação entre os jovens durante as palestras, e isso mostra que eles tinham interesse e até dúvidas em relação ao que foi abordado. A peça teve por objetivo promover acesso à cultura, e também é mais um meio de levar a mensagem do que já foi debatido com eles”.

Jéssica, de 17 anos, aprovou a iniciativa. “Achei interessante, porque nos ensinou ter respeito com nossa saúde. Muitas pessoas da nossa idade não sabiam sobre as doenças sexualmente transmissíveis nem como usar preservativo corretamente. Além disso, Ação Jovem nos prepara para o mercado de trabalho: inclusive, vamos iniciar um curso gratuito de auxiliar de escritório com duração de seis meses, no Senac”.

AÇÃO JOVEM

Implantado no Município em 2005, Ação Jovem é um programa que estimula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens beneficiários continuar o aprendizado: para o desenvolvimento pessoal, inserção no mercado de trabalho e para fomentar a preparação para o efetivo exercício da cidadania. Mantido pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Governo Estadual, oferece atividades socioeducativas e uma bolsa-auxílio de R$ 80,00.

Localizada na avenida dos Araçás, s/n (antiga estação ferroviária), no centro da cidade, a unidade atende atualmente 279 jovens, com idades entre 15 e 24 anos, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa. E funciona das 8h às 17h. Para participar, interessados devem estar matriculados e frequentando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Juntamente com outros 15 programas da secretaria, Ação Jovem é gerido pela Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates (AAERP) desde o dia 23 de abril de 2014. 

Nenhum comentário: