AGENDA CULTURAL

30.4.15

Educação inovadora de Araçatuba obtém reconhecimento na América


Da esquerda para a direita; Cabo Claudino (vereador), Prof. Cláudio (secretário de Governo), Cido Saraiva (presidente da Câmara), Cidinha Lacerda (presidenta do Fundo de Solidariedade), Cido Sério (prefeito), Luís Carlos Custódio (secretário municipal de Educação), Dr. Jaime (vereador)
28.04.15 – O inovador 
1.º Fórum Municipal Infantil sobre Direitos Humanos, realizado em outubro do ano passado, e a Semana do Folclore 2014: Nossas Raízes, Nossa História (3.º Folclorata), promovido no mês de agosto, foram fundamentais para que a Prefeitura de Araçatuba fosse reconhecida com o prêmio “Integración Latino Americano 2015”. A iniciativa foi da Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), em função do destacado trabalho realizado na Educação.

O reconhecimento foi oficializado com entrega do prêmio ao secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, durante o evento ‘50.º Painel Latino Americano de Integración’, focado na valorização da integração social, pública e privada na América Latina. Autoridades do setor educacional de vários países compareceram à solenidade.

Na terça-feira (28), no auditório do Paço Municipal, a Prefeitura anunciou os prêmios durante entrevista coletiva para Imprensa. Após informações de Custódio, sobre a premiação e a entrega, e manifestações de secretários e vereadores, o prefeito Cido Sério reiterou que"nosso principal objetivo é uma educação universal, e de qualidade. Nosso foco é, acima de tudo, para o ser humano. Por isso temos tanta motivação para atender a população. É com muita alegria que recebemos esse reconhecimento, pois reflete a contínua construção de uma educação que dialoga e acolhe crianças e adultos com carinho. Uma educação de excelência e transformadora de vidas."

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda, disse que "fico muito feliz em integrar essa administração, pois acredito ser difícil um prefeito e equipe de secretários conseguirem realizar o trabalho de nível excelente que é executado atualmente. Esse prêmio vem para fechar com chave de ouro o reconhecimento que uma atuação dessas merece. Parabéns, Educação de Araçatuba!"

O secretário de Governo, Professor Cláudio, enfatizou tanto os investimentos em estrutura e materiais (mobiliário, equipamentos e kit escolar) quanto mais um projeto inovador na Educação de Araçatuba: Promut (Programa Municipal Universidade para Todos. “Destinado à concessão de bolsas de estudo parciais para alunos de cursos presenciais de graduação em instituições de ensino superior da cidade, a Prefeitura vai renunciar a R$ 1 mi em impostos. Isso sim é compromisso com quem mais precisa.”

Os vereadores Cido Saraiva, presidente da Câmara, Jaime José da Silva e Cabo Claudino também participaram do anúncio da premiação. Em linhas gerais, os três agradeceram ao prefeito Cido Sério por direcionar olhar diferenciado para educação, e à equipe liderada por Luiz Carlos Custódio, com efusivos cumprimentos. Para Silva, “a gratidão vem em primeiro lugar, por proporcionar um futuro melhor para todos os cidadãos". Saraiva citou o “carinho dos profissionais, que devem ser valorizados. É uma vitória para a cidade tê-los como gestores". E Claudino complementou: “Qualidade e acolhimento são os diferenciais.”

EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA

No evento oficial de premiação, em Curitiba, o secretário Luiz Carlos Custódio detalhou ações desenvolvidas em Araçatuba desde 2009, no início da gestão do prefeito Cido Sério, destacando ainda outras conquistas do período, como o reconhecimento nacional em educação inclusiva, ocupando o segundo lugar no Brasil, e a condição de município livre de analfabetismo (zero), com referência para EJA (Educação de Jovens e Adultos). Custódio reforçou as informações com exibição de vídeo e distribuição de folder.
“Para conhecer e assimilar a história da construção da cultura de outros povos é imprescindível que a criança conheça o desenvolvimento e evolução da própria cultura. É com base nesse entendimento e para marcar a passagem do Dia do Folclore, em 22 de agosto, que a Secretaria de Educação realizou a Semana do Folclore em 2014 (3.º Folclorata), com apresentações musicais e danças folclóricas”, informou o secretário.

O evento foi promovido em parceria com a Fundação Alphaville e o Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, objetivando resgatar e preservar as tradições culturais da região, a história da construção dessa cultura. O grupo de catira Novos Araçás, integrado por alunos de escolas municipais, apresentou a dança típica do interior do Brasil que está sendo resgatada em Araçatuba há seis anos, com o projeto ‘Catira na Escola’. Adultos também participam.

Em relação ao 1.º Fórum Municipal Infantil sobre Direitos Humanos, o secretário afirmou que “histórica e socialmente construídos, os direitos humanos dizem respeito a um processo em constante elaboração, ampliando o reconhecimento de direitos face às transformações ocorridas nos diferentes contextos sociais, históricos e políticos. E é justamente neste contexto, de construção, que Araçatuba inovou com esse projeto, no setor da Educação”.

SOLENIDADE

A premiação (troféu, diploma e medalha) é resultado de ampla pesquisa em gestão pública em todo o Brasil. A entrega aconteceu nos dias 17 e 18 de abril, em cerimônia realizada no Bristol Portal Iguaçu Hotel, em Curitiba, com as presenças de representantes de várias cidades brasileiras que também tiveram o trabalho reconhecido, nos setores de Educação e Assistência Social. Porto Nacional (TO), Marília (SP), Itapoã (SC), São Gabriel (RS), Pato Branco (PR) e São Gabriel (RS) são algumas. O secretário esteve acompanhado do assessor de elaboração de projetos e planejamento da Secretaria de Educação, Marcos Benedito.

Cipis é uma Organização Não-Governamental de incentivo ao desenvolvimento da integração econômica-cultural-político-social entre líderes, empresas, autarquias públicas ou privadas na América Latina, em variados formatos. Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai são os países abrangidos. A sede é na Bolívia.

Nenhum comentário: