1.º Fórum Municipal Infantil sobre Direitos Humanos, realizado em outubro do ano passado, e a Semana do Folclore 2014: Nossas Raízes, Nossa História (3.º Folclorata), promovido no mês de agosto, foram fundamentais para que a Prefeitura de Araçatuba fosse reconhecida com o prêmio “Integración Latino Americano 2015”. A iniciativa foi da Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), em função do destacado trabalho realizado na Educação.
O reconhecimento foi oficializado com entrega do prêmio ao secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, durante o evento ‘50.º Painel Latino Americano de Integración’, focado na valorização da integração social, pública e privada na América Latina. Autoridades do setor educacional de vários países compareceram à solenidade.
Na terça-feira (28), no auditório do Paço Municipal, a Prefeitura anunciou os prêmios durante entrevista coletiva para Imprensa. Após informações de Custódio, sobre a premiação e a entrega, e manifestações de secretários e vereadores, o prefeito Cido Sério reiterou que"nosso principal objetivo é uma educação universal, e de qualidade. Nosso foco é, acima de tudo, para o ser humano. Por isso temos tanta motivação para atender a população. É com muita alegria que recebemos esse reconhecimento, pois reflete a contínua construção de uma educação que dialoga e acolhe crianças e adultos com carinho. Uma educação de excelência e transformadora de vidas."
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Lacerda, disse que "fico muito feliz em integrar essa administração, pois acredito ser difícil um prefeito e equipe de secretários conseguirem realizar o trabalho de nível excelente que é executado atualmente. Esse prêmio vem para fechar com chave de ouro o reconhecimento que uma atuação dessas merece. Parabéns, Educação de Araçatuba!"
O secretário de Governo, Professor Cláudio, enfatizou tanto os investimentos em estrutura e materiais (mobiliário, equipamentos e kit escolar) quanto mais um projeto inovador na Educação de Araçatuba: Promut (Programa Municipal Universidade para Todos. “Destinado à concessão de bolsas de estudo parciais para alunos de cursos presenciais de graduação em instituições de ensino superior da cidade, a Prefeitura vai renunciar a R$ 1 mi em impostos. Isso sim é compromisso com quem mais precisa.”
Os vereadores Cido Saraiva, presidente da Câmara, Jaime José da Silva e Cabo Claudino também participaram do anúncio da premiação. Em linhas gerais, os três agradeceram ao prefeito Cido Sério por direcionar olhar diferenciado para educação, e à equipe liderada por Luiz Carlos Custódio, com efusivos cumprimentos. Para Silva, “a gratidão vem em primeiro lugar, por proporcionar um futuro melhor para todos os cidadãos". Saraiva citou o “carinho dos profissionais, que devem ser valorizados. É uma vitória para a cidade tê-los como gestores". E Claudino complementou: “Qualidade e acolhimento são os diferenciais.”
EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA
No evento oficial de premiação, em Curitiba, o secretário Luiz Carlos Custódio detalhou ações desenvolvidas em Araçatuba desde 2009, no início da gestão do prefeito Cido Sério, destacando ainda outras conquistas do período, como o reconhecimento nacional em educação inclusiva, ocupando o segundo lugar no Brasil, e a condição de município livre de analfabetismo (zero), com referência para EJA (Educação de Jovens e Adultos). Custódio reforçou as informações com exibição de vídeo e distribuição de folder.
“Para conhecer e assimilar a história da construção da cultura de outros povos é imprescindível que a criança conheça o desenvolvimento e evolução da própria cultura. É com base nesse entendimento e para marcar a passagem do Dia do Folclore, em 22 de agosto, que a Secretaria de Educação realizou a Semana do Folclore em 2014 (3.º Folclorata), com apresentações musicais e danças folclóricas”, informou o secretário.
O evento foi promovido em parceria com a Fundação Alphaville e o Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, objetivando resgatar e preservar as tradições culturais da região, a história da construção dessa cultura. O grupo de catira Novos Araçás, integrado por alunos de escolas municipais, apresentou a dança típica do interior do Brasil que está sendo resgatada em Araçatuba há seis anos, com o projeto ‘Catira na Escola’. Adultos também participam.
Em relação ao 1.º Fórum Municipal Infantil sobre Direitos Humanos, o secretário afirmou que “histórica e socialmente construídos, os direitos humanos dizem respeito a um processo em constante elaboração, ampliando o reconhecimento de direitos face às transformações ocorridas nos diferentes contextos sociais, históricos e políticos. E é justamente neste contexto, de construção, que Araçatuba inovou com esse projeto, no setor da Educação”.
SOLENIDADE
A premiação (troféu, diploma e medalha) é resultado de ampla pesquisa em gestão pública em todo o Brasil. A entrega aconteceu nos dias 17 e 18 de abril, em cerimônia realizada no Bristol Portal Iguaçu Hotel, em Curitiba, com as presenças de representantes de várias cidades brasileiras que também tiveram o trabalho reconhecido, nos setores de Educação e Assistência Social. Porto Nacional (TO), Marília (SP), Itapoã (SC), São Gabriel (RS), Pato Branco (PR) e São Gabriel (RS) são algumas. O secretário esteve acompanhado do assessor de elaboração de projetos e planejamento da Secretaria de Educação, Marcos Benedito.
Cipis é uma Organização Não-Governamental de incentivo ao desenvolvimento da integração econômica-cultural-político- social entre líderes, empresas, autarquias públicas ou privadas na América Latina, em variados formatos. Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai são os países abrangidos. A sede é na Bolívia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário