AGENDA CULTURAL

1.5.15

Arte na tulha - Araçatuba


De 04 a 09 de maio, Araçatuba sediará uma instalação integrada à perfomance de dança, reunindo o trabalho da artista plástica internacional Nele Azevedo e da coreógrafa e dançarina russo-brasileira Marina Tenório. 

O evento acontecerá em dois espaços: Tulha do Parque da Fazenda do Estado e Sala do Ballet Municipal da Casa da Cultura Adelino Brandão. A tulha foi toda reformada com apoio da Lomy Engenharia.

Por meio do processo de experimentações com esculturas de corpos humanos feitas em gelo e da pesquisa de movimentos corporais, este projeto abre ao público interessado uma residência artística que abordará as principais linguagens utilizadas na obra, colocando em discussão as questões teóricas e práticas levantadas por essa proposta. Ao final, o resultado será compartilhado em duas apresentações da instalação/performance.




A Abertura do Processo de Criação das Esculturas será coordenada por Néle Azevedo e realizada na Tulha do Parque da Fazenda do Estado, de 04 a 07 de maio, das 19h às 21h, por meio da fabricação das esculturas em gelo que serão utilizadas durante as apresentações da instalação/performance. O participante conhecerá o processo de criação da artista, as questões conceituais e as influências envolvidas em sua obras.



Néle Azevedo, artista visual de sucesso internacional, realizou intervenções urbanas e exposições no Peru, Chile, Irlanda, Holanda, Itália e Portugal entre outros países. Em 2013, coordenou residência artística no Instituto Sacatar do Brasil, na Bahia. Recentemente, no centenário da Primeira Guerra Mundial, concebeu a instalação "Monumento Mínimo", em Birmingham, com cinco mil esculturas em gelo, considerada um dos maiores eventos da Inglaterra no período.


O Workshop de Dança Contemporânea será coordenado por Marina Tenório e realizado na Sala do Ballet Municipal da Casa da Cultura Adelino Brandão, de 04 a 06 de maio, das 19h às 21h. Trabalho corporal a partir da investigação do movimento, o workshop pretende provocar a discussão sobre os conceitos utilizados no processo, numa vivência que proporcionará ao participante maior proximidade com a criação da coreografia a ser executada durante a instalação/performance.

Marina Tenório é coreógrafa, diretora, atriz, dançarina e tradutora. De origem russo-brasileira, é formada em teatro pelo diretor Anatóli Vassíliev, na Rússia, e mestre em coreografia pela HZT/Ernst Busch, em Berlim. Ganhou o prêmio Rumos Itaú Dança para desenvolver o projeto “Não-Visíveis-Paisagens”. Trabalhou no grupo de dança “Do Tantsa”, dirigido pelo coreógrafo e dançarino japonês Min Tanaka. Em 2013, realizou a coreografia “Lava Entropia”, no Konzerthaus de Berlim. No ano seguinte, dirigiu a encenação do espetáculo de balé “As Criaturas de Prometeu”, de Beethoven, na Filarmônica de Moscou.

Apresentação do resultado da residência artística, a Instalação/Performance acontecerá nos dias 08 e 09 de maio, às 20h, e pretende refletir a ligação entre a vida e a morte, o efêmero e o permanente. No espaço da Tulha do Parque da Fazenda do Estado, esculturas de gelo se esvaem em estado de suspensão. Simultaneamente, o corpo vivo e dançante da performer Marina Tenório é transformado com a experiência do derretimento, ao som da trilha sonora criada por Tiago de Mello e sob a luz desenhada por Mirella Brandi.


“Presenças Líquidas” é uma realização da Oficina Cultural Silvio Russo, Programa de Ação Cultural – ProAC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, através de Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e conta ainda com apoio da LOMY Engenharia.

A tulha


01.05.15 – Antiga tulha (galpão, celeiro) existente no Parque da Fazenda, sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), está sendo restaurada para se transformar em espaço cultural. Na quinta-feira (30), os secretários municipais Jorge Rozas, de Meio Ambiente e Hélio Consolaro, de Cultura, detalharam informações sobre o andamento da recuperação ao prefeito Cido Sério, em companhia de representantes dos parceiros no processo de restauração.

A parceria entre a Prefeitura, Lomy Engenharia, N8 Produtora Cultural e Oficina Cultural Sílvio Russo será concluída na próxima semana, para inauguração no dia 8 de maio, durante etapa final do projeto ‘Presenças Líquidas’, da artista plástica mineira Néle Azevedo, conhecida internacionalmente por suas obras em gelo, e da coreógrafa, dançarina, diretora e atriz Marina Tenório, de origem russo-brasileira. A atuação delas (workshop e perfomance) terá início no dia 4, com encerramento no dia 9 de maio. Informações: 18 3625.5357.
Em relação à reforma da tulha, o secretário Jorge Rozas informa que começou há 15 dias, com “lavagem de telhas, substituição de vigas do telhado, instalações de estrutura de energia elétrica, de pia e rampa de acessibilidade. A área de quase 90 metros quadrados deve ter 90 anos, sendo um dos patrimônios históricos mais antigos da cidade. Desde que a secretaria foi instalada no Parque da Fazenda temos esse projeto de restauração. Agora, será um espaço cultural para eventos variados”.
Esta era a tulha antes da restauração. Está com o letreiro porque não há outra foto sem o anúncio. A ideia de usá-la como equipamento cultural é antiga, mas o sarau de 2012 não foi feito nela, porque ela não oferecia condições. Ficou o nome, mas o sarau foi realizado noutro galpão do Parque da Fazenda do Estado. 

A velha tulha foi quase demolida, posta ao chão
A velha tulha está quase toda de pé, restaurada
SERVIÇO
Abertura do Processo de Criação das Esculturas
Coordenação: Néle Azevedo
4 a 7/5 – segunda a quinta-feira – 19h às 21h
Público: interessados em arte contemporânea, a partir de 18 anos
Local: Parque da Fazenda do Estado: Avenida Dr. Alcides Fagundes Chagas, 222, Aviação – Araçatuba (avenida de acesso ao Recinto de Exposições)


Workshop de Dança Contemporânea
Coordenação: Marina Tenório
4, 5 e 6/5 – segunda, terça e quarta-feira – 19h às 21h
Público: interessados em expressão corporal, dança e performance, a partir de 18 anos

Instalação/Performance acontecerá nos dias 08 e 09 de maio, às 20h, na tulha

Nenhum comentário: