AGENDA CULTURAL

31.7.15

Wi-fi na praça Rui Barbosa - Araçatuba


(Jornal O LIBERAL, 30/7/2015) 

A Prefeitura de Araçatuba informou que o sinal de internet sem fio gratuito, o Wi-fi público, deve ser inaugurado na Praça Rui Barbosa "em breve". A assessoria da imprensa da administração municipal não disse quando o serviço deve estar disponível. Na última segunda-feira (27) estourou o prazo dado pela prefeitura para o início do funcionamento do Wi-fi. Alguns testes estão sendo feitos antes do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura de Araçatuba liberar o serviço. A prefeitura também informou que ainda não há o valor final de investimento no sinal.

A cidade, de quase 200 mil habitantes, não tem nenhum sinal de Wi-Fi gratuito para a população. O ponto de internet sem fio gratuito vai permitir um maior alcance da inclusão digital no município, já que muitas famílias não têm internet em casa.

Outras cidades de médio e grande porte como Presidente Prudente e São José do Rio Preto, o Wi-Fi gratuito já é oferecido à população há muito tempo. Em São José do Rio Preto há internet sem fio em quatro lugares, entre eles na praça Rui Barbosa (uma das principais da cidade) e o aeroporto. A rodoviária também deve receber a tecnologia nas próximas semanas.



Já em Presidente Prudente, os investimentos em tecnologia são bastante evoluídos. A cidade conta com 27 pontos de Wi-Fi público gratuito, entre eles o estádio "Prudentão" e a rodoviária da cidade, todos em bom funcionamento.

SEGURANÇA
Apesar de ser um bom serviço, facilitando operações pela internet, o Wi-Fi público pode apresentar riscos ao celular e à segurança do usuário. Para evitar que os dados pessoais sejam copiados por hackers, algumas medidas devem ser tomadas.
Especialistas afirmam que é preciso tomar várias precauções básicas ao usar essas redes. Qualquer dado trafegado nesse Wi-Fi público pode ser capturado por alguém mal-intencionado naquele mesmo local.

Para usar um Wi-Fi gratuito, é recomendável fazer o uso do serviço VPN (tecnologia que cria uma espécie de 'túnel' entre o dispositivo e o destino dos dados trafegados na rede). Essa solução, no entanto, não é muito popular e, em geral, é necessário pagar para usá-la.

Ao conectar-se ao Wi-Fi público, o ideal é nunca fazer compras online, usar internet banking, digitar senhas ou acessar e-mails. Verifique também se aparece 'https://' no início do site que você acessa nessa internet pública: isso indica que os dados são criptografados (embaralhados) ao trafegar pela rede.

Nenhum comentário: