AGENDA CULTURAL

31.7.15

Ministério da Saúde inclui medicamento em novo protocolo para reduzir infecção por HIV



30.07.15 - Com objetivo de diminuir o risco de transmissão do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), o Ministério da Saúde incluiu o medicamento atazanavir na Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP). A medida de prevenção consiste no consumo de remédios até 72 horas após a relação sexual, quando ocorrer falha ou não uso da camisinha, e em casos de violência sexual.

Daniel Martins Ferreira Júnior, médico do Ambulatório DST/AIDS de Araçatuba, explica que as pessoas suscetíveis ao risco de transmissão do HIV e que procuravam os serviços recebiam dois tipos de medicamento: ritonavir e tenofovir + lamivudina. "Eram seis comprimidos por dia. Agora, com a inclusão do atazanavir, serão três comprimidos diários, sendo um de cada medicamento".

Segundo chefe de serviço de Coordenação do Ambulatório DST/AIDS, Sandra Margareth Exaltação, entre janeiro e junho deste ano 33 pessoas que passaram por situações de risco procuraram ajuda no Hospital da Mulher, Pronto-Socorro Municipal e no ambulatório. No ano passado foram 93 pessoas.

Sandra Exaltação destaca ainda que o ideal é que a pessoa inicie a PEP nas primeiras duas horas após a relação sexual, pois a eficácia dos medicamentos diminui na medida que o tempo passa. Segundo o Ministério da Saúde, a medicação não substitui o uso de preservativo, e não deve ser utilizada em exposições sucessivas. Foram ofertados 22 mil tratamentos no ano passado, em todo o Brasil. Desde 1980, foram notificados 757 mil casos de AIDS no País. Em Araçatuba, são aproximadamente 800 pacientes em tratamento.

Nenhum comentário: