AGENDA CULTURAL

28.11.15

Aids: conscientização no palco da praça João Pessoa

26.11.15 - O Dia Mundial de Luta contra AIDS é celebrado em 1.º de dezembro desde 1987. No Brasil, a data passou a vigorar a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. Em Araçatuba, além de adesão da Prefeitura à campanha estadual Fique Sabendo, iniciada no dia 25, eventos estão agendados para o dia 1.º, nos períodos da manhã e noite: palestras técnicas, bate-papo interativo, apresentações performáticas e de mágico.

A partir das 8h30 da terça-feira, véspera do aniversário de Araçatuba, na Unip (Universidade Paulista), representantes da Secretaria Municipal de Saúde farão abordagens para profissionais da rede de Atenção Básica do município. O médico Daniel Ferreira Martins e a dirigente Sandra Exaltação, do Ambulatório de DST/AIDS, dividirão conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de HIV e sífilis.

As duas doenças também são os enfoques da Campanha Fique Sabendo 2015, que começou no dia 25 e será encerrada no dia 1.º de dezembro em 575 municípios do Estado de São Paulo. A campanha anual de testagem para HIV e sífilis é estratégia no enfrentamento, por meio do diagnóstico precoce.

A campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde prioriza pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV, visando ainda sensibilizar os mais expostos (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuários de drogas) ao HIV para fazer o teste. Em relação à sífilis, o objetivo é ampliar o acesso da população sexualmente ativa ao teste e à informação sobre transmissão, prevenção e tratamento desta DST silenciosa.

Em Araçatuba, as pessoas podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima da residência ou ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Afonso Pena, 1537 (Postão), das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. A testagem é realizada o ano todo. Outras informações: 18 3622.3895 e 3623.5550.
Nane Bauabe

AIDS E ARTE

O Dia Mundial de Luta contra AIDS foi instituído visando despertar a consciência sobre necessidade de prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e de órgãos públicos sobre a doença. Nesse contexto, o Sesc Birigui programou atividade diferenciada para o dia 1.º de dezembro, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Avidda (Associação de Valorização e Integração dos Doentes de Aids de Araçatuba).

O palco da praça João Pessoa será ocupado, a partir da 20 horas, para bate- papo interativo com apresentação de Nane Bauabe, artista performática. Ela comandará entrevistas com a psicóloga Roseli Rodrigues e Sandra Exaltação, do Ambulatório de DST/AIDS. Também haverá apresentações da performer Ludmila Jackson, do ator Kay Teruel e do mágico Washington Marques.

Nenhum comentário: