AGENDA CULTURAL

28.11.15

Escritor araçatubense vence concurso nacional

Durval Goyos, presidente da UBE, e Ricardo Ramos, mentor do prêmio
Hélio Consolaro*

O vencedor do Concurso Nacional de Literatura Infantil "Nelly Novaes Coelho", promovido pela União Brasileira de Escritores - UBE, inscrito com o livro "O menino e o vento", foi o escritor araçatubense Antonio Luceni.

O júri foi composto por escritores e professores de Literatura de universidades como a USP. O prêmio, além de medalhas, será a publicação do livro pela editora Letra Selvagem (mil exemplares)

A criação do prêmio dentro da UBE foi indicada pelo escritor Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos.    


Antonio Luceni e Maria Zilda da Cunha, professora da USP
Ao saber que Luceni estava entre os dez escolhidos e percebendo a sua ansiedade, disse-lhe pessoalmente que a literatura de Araçatuba só ia crescer, ter mais projeção, caso alguém despontasse nos cenários estadual e nacional.

E completei a minha fala:
"E você é uma grande esperança para Araçatuba, se vencer o Concurso de Literatura Infantil Nelly Novaes Coelho, também me sentirei contemplado, porque você é jovem e é um escritor militante, não é um senhor ou uma senhora que escreve nas horas vagas".  

Nem todos são obrigados a gostar de você, mas com certeza reconhecem o seu talento, a sua persistência com a literatura e com a cultura. Parabéns!

O menino e o vento
Antonio Luceni (Jornal O LIBERAL)
antonio.escritor@hotmail.com

Participei na última sexta-feira (27) da cerimônia de entrega do Prêmio Nacional “Nelly Novaes Coelho” de Literatura Infantil, promovido pela União Brasileira de Escritores – UBE. Estavam presentes no referido evento o presidente da instituição, Durval Goyos, o vice-presidente Ricardo Ramos Filho, idealizador do prêmio, além de membros da UBE, corpo de júri do concurso e a maior parte dos dez finalistas e familiares destes.
Surpresa agradável foi, para mim, quando anunciado o vencedor, “O menino e o vento” ter ficado em primeiro lugar. Uma emoção desmedida, já que se tratou de um concurso “muito concorrido e com produções de alto nível”, conforme afirmou a banca selecionadora dos textos, composta por profissionais de alto nível e de expressão nacional.
Receber um prêmio da União Brasileira de Escritores – a maior e mais antiga associação de profissionais da literatura em atuação em nosso País, cujo prêmio homenageia essa que é, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes da pesquisa e divulgação da Literatura Infatojuvenil no Brasil, já se constitui como dois grandes privilégios; ter um livro publicado pela editora Letra Selvagem, a mesma que publica livros de Nelly Novaes Coelho, é o terceiro privilégio; representar os escritores araçatubenses e da região num prêmio como esse, fica ainda mais especial.
“O menino e o vento” é a terceira obra que escrevo direcionada ao público infantojuvenil. A primeira foi “Júlia à procura da consciência perdida”, também resultado de prêmio de concurso (1º lugar) promovido pela Academia Araçatubense de Letras – AAL e a Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – Apeoesp; a segunda, “Poesia, pipoca e pião”, meu primeiro livro de poemas direcionado ao público leitor iniciante, ganhador do edital de Literatura Infantil 2013, promovido pela prefeitura de Araçatuba. Portanto, todas as obras premiadas; para além de uma vaidade desmedida, os textos foram submetidos, avaliados e aprovados, em todos os casos, por profissionais da área, altamente gabaritados e, com exceção do “Poesia, pipoca e pião”, analisados às cegas, já que a inscrições foram feitas por meio de pseudônimo.
A partir de agora começam as tratativas e os estudos para publicação do texto em formato de livro, algo que será feito pela editora Letra Selvagem. Acredito que lançamento se dará no primeiro semestre de 2016, já com convites prévios feitos por membros do júri e da UBE para lançamento da obra em São Paulo e Curitiba.
Gostaria de agradecer e parabenizar à União Brasileira de Escritores – UBE por tão importante iniciativa, homenageando a dama da Literatura Infantil brasileira, professora e escritora Nelly Novaes Coelho; prestigiando a Literatura Infantil, ainda tão preterida e subjugada em nosso País; valorizando novos autores e lançando-os em âmbito nacional por meio de sua arte.
Quero dividir, também, esse prêmio com meus companheiros escritores de Araçatuba e região, especialmente os que pertencem ao Núcleo UBE Araçatuba e região e aos que estão ligados à Academia Araçatubense de Letras, e a todos os que militam pelo trabalho de qualidade com a palavra escrita dirigida ao público infantojuvenil.

*Antonio Luceni é professor, jornalista e escritor. Acadêmico da Academia Araçatubense de Letras – AAL e diretor da União Brasileira de Escritores – UBE. Especialista em Literatura Infantojuvenil e mestre em Letras (Estudos Literários), é autor de várias obras dirigidas aos diferentes públicos, entre as quais “Mosca Feliz” e “Poesia, pipoca e pião”




2 comentários:

Amarildo Brilhante disse...

Parabéns, ao nobre colega Antonio Luceni pelo seu esforço e brilhantismo na arte literária.

Amarildo Clayton Godoi Brilhante disse...

Parabéns, ao nobre colega Antonio Luceni por mais uma conquista, esforço e brilhantismo na arte literária.