Em 09 jan 2016
Por : Nathali Macedo
A entrevistada
Márcia
Tiburi é a representação da mulher da Nova Era. Filósofa, artista plástica e
escritora brasileira, é autora do livro Como conversar com um fascista, na
lista dos mais vendidos de 2015.
Nenhum
jargão pomposo, nenhum academicismo inútil, nenhum resquício da ideia de que a
filosofia não pode empoderar aos leigos; Márcia confere à sua filosofia uma
simplicidade que a torna genial.
Simpática
e direta, ela me respondeu algumas perguntas sobre política, mídia e, é claro,
a sua última publicação literária.
1.
Como surgiu a inspiração para “Como conversar com um fascista?
A mentalidade autoritária que está na origem dos fascismos históricos
sempre fez parte dos meus estudos, das aulas de filosofia, dos trabalhos
acadêmicos em geral. Há bastante tempo que venho observando o afeto básico do
autoritarismo, a saber, o ódio, como fenômeno social em nível cotidiano. Aquilo
que os pensadores frankfurtianos, tais como Theodor Adorno, chamavam de
“personalidade autoritária”, o “fascista em potencial”, erguia-se sobre o ódio.
A questão do autoritarismo perturba a todos aqueles que tem um senso de
respeito ao outro e de responsabilidade com a sociedade democrática e os
direitos fundamentais. O fascismo é o ódio ao outro – nas variadas formas de
negação, repressão, recalque, esquecimento, preconceito, agressão, violência
simbólica e física – transformado em norma política.
Na verdade, essa norma deforma a política e gera uma espécie de fenômeno
paradoxal, a antipolítica. As pessoas vivem a política hoje em dia num clima
antipolítico que é justamente gerado pelo ódio. Mas o ódio não é um afeto
natural. Ele é produzido e fomentado. Ele é incentivado sobretudo pelos meios
de comunicação que poderiam incentivar outros afetos, como, por exemplo, o
amor. Não o fazem por que o “amor”, como afeto produtor de relações positivas e
criativas, neste momento, não seria tão útil para os fins do jogo de interesses
econômicos e políticos em vigência, ao qual damos o nome de capitalismo.
Escrevi esse livro a partir dessa percepção do avanço tanto dos gestos e
atitudes de negação do outro quanto do medo à liberdade nos últimos tempos,
justamente quando a crença geral era de que o Brasil estava para vivenciar uma
espécie de renovação na sua cultura política.
2.
“Como conversar com um fascista” foi aclamado pela crítica, mas houve também
algumas análises negativas – talvez por parte dos próprios fascistas. Como você
lida com isso? Costuma ler os comentários dos internautas?
Alguns gostam do livro, outros, como é natural, nem tanto. Fico feliz em
saber que as pessoas estão lendo o livro, preocupadas ou, ao menos,
interessadas com os temas desenvolvidos. Mas, o que chama atenção é o ódio que
o livro desperta.
Algumas pessoas dirigem esse ódio contra mim, outros ao meu livro. Mas
essas expressões de ódio não se constituem em análises do livro, trata-se
apenas de xingamentos. Como qualquer xingamento, são coisas muito toscas e seu
objetivo deve ser apenas a manutenção do ódio pela gritaria.
Mas quem lê um desses comentários lê todos, até porque reproduzem nessas
“análises” os mesmos chavões vazios de significado que direcionam a tudo o que
percebem como “progressista”, então, não se pode levar a sério. Nada mais do
que a “gritaria” que o livro critica. Infelizmente, a grande maioria que age
assim, não leu o livro. Essas pessoas se identificam com o “fascista” do título
e simplesmente passam a odiar o livro. É terrível ver que pessoas que não leram
o meu livro, o odeiam de antemão, não pelo livro, pois esse é o seu assunto e o
seu sentido também está em denunciar esses afetos, mas porque odiar, para essas
pessoas, é uma condição existencial, seu jeito de estar no mundo.
3.
Não raro, o discurso de ódio – especialmente o discuso fascista – tem tomado o
espaço das discussões políticas sadias no Brasil. A que você atribui isto? Há
uma solução para a desconstrução desse hábito moderno?
Mais que um hábito, é um procedimento bem antigo. O poder nas suas
diversas formas sempre se valeu do ódio, assim como se vale de diversos
afetos. Lembremos de Maquiavel falando do amor e do medo ao príncipe. No
entanto, não podemos colocar a culpa do que estamos experimentando
politicamente no Brasil atual no ódio que é um afeto muito mais complexo e
merece ser mais estudado.
O que precisamos analisar hoje é o uso do ódio para os fins do poder
econômico. Como produzimos ódio? Como os detentores do poder econômico e do
poder político manipulam o ódio? Como manipulam outros afetos? O ódio atual é o
ódio útil. Ele serve para estimular o povo e assim usá-lo. Pense-se, por
exemplo, no ódio estimulado pela “Bancada da bala” no Congresso Nacional, que
faz com que direitos fundamentais sejam afastados em nome de promessas
descumpridas de segurança.
Pense-se, também, no ódio promovido por extremistas religiosos a impedir
que questões como o aborto sejam tratadas racionalmente. E usam esse ódio para
quê? Como elemento estratégico a contribuir na realizaçao de projetos
políticos. Sem o ódio não se poderia investir na orquestração de golpes contra
a democracia. Isso ocorreu no Brasil em 1964, isso ocorre atualmente.
4.
Há quem diga que a grande mídia – especialmente as grandes emissoras de TV –
estão em franco declínio no Brasil, em decorrência da ascensão das WebTV’s e,
principalmente, do levante popular contra a alienação midiática. Você concorda
com isso? Como enxerga o futuro da televisão brasileira?
Quando a televisão surgiu levantou-se a ideia de que o cinema pudesse
ser superado. Isso não aconteceu. Do mesmo modo que o livro digital não
eliminou o livro de papel. Verdade que o códice eliminou o livro na forma de
rolo. E o papel superou o pergaminho. Mas isso quer dizer apenas que, a prazos
diversos, todas as tecnologias tendem a ser superadas. Quem ainda usa telefone
com fio? Quem usa televisão sem controle remoto?
Com isso quero dizer que algo que é próprio da televisão será em grande
medida superada. Não apenas tecnologicamente falando, mas também essa televisão
aberta e hegemônica que é um órgão, um braço do poder.
Quando escrevi Olho de Vidro – A televisão e o estado de exceção da
imagem (Record, 2011) eu sugeri que a televisão não é apenas um sistema
empresarial-midiático, mas também um “campo”. A televisão é um registro
estético e de conhecimento, mesmo que seja usada para promover a ignorância, o
que ela não faz sem intenções políticas específicas. Assim podemos falar que as
telas controlam e definem nossa relação com o conhecimento. E que o campo do
“televisivo” ocupa nossas vidas de um modo absoluto.
O televisivo é um regime no qual estamos inseridos como seres
controlados por mensagens e imagens na forma de mercadorias que estamos
condenados a ver e que, por isso, orientam nossas vidas.
Tendo isso em vista, há muitas questões em jogo, éticas e estéticas,
epistemológicas, sociais e políticas a serem pensadas.
Contudo, é certo que a historia da televisão está intimamente conectada
à história da democracia atual e, neste sentido, é válido entender o que
fizemos em termos de televisão e em termos de democracia até aqui para traçar
uma perspectiva para o futuro.
Creio que a televisão hegemônica tende a perder seu espaço cada vez
mais, do mesmo modo que o grande poder vem perdendo espaço para o poder
exercido pelas minorias que é, na verdade, uma desconstrução do poder.
Verdade que, nessas horas em que se incrementam as práticas
democráticas, o poder autoritário fica ainda mais autoritário por medo de
perder seu espaço. Num futuro melhor, as pessoas criariam o seu próprio poder e
a sua própria televisão. Tomar a televisão, ocupar seus espaços como fazemos
hoje com a internet e o YouTube, Vimeo, etc. é o caminho da democracia.
Um comentário:
Sempre´é bom saber das coisas e aprender falar com um facista vai facilitar as coisas quando isso acontecer....mas nao sei se quero que isso aconteça.
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