AGENDA CULTURAL

31.1.16

Qual é o candidato do prefeito Cido Sério?


Hélio Consolaro*

O filósofo Herbert Marshall McLuhan  (1911-1980), profeta que previu como estaria a comunicação em nossos dias, dizia que uma imagem vale por mil palavras.

Numa tarde, prefeito e vice-prefeito, Cido Sério (camisa vermelha) e Carlos Hernandes (camisa preta) resolveram passear pela cidade que administram de 2009-2016. 

Depois do passeio, o prefeito mandou colocar a foto de um momento do passeio na capa de seu Facebook. Ela deve ter sido escolhida a dedo e tem várias leituras.

A oposição poderá ter dito que os dois não passam de demagogos, escaparam de levar algumas pedradas pelas ruas. O sujeito mais bronco poderá ter falado:

- Esse Cido Sério é cheio de gracinha!

Como sou um sujeito que andou muito, viveu um pouco mais, além de ter estudado nos livros, vejo que ela manda vários recados ao mundo político de Araçatuba.

No rebuliço das candidaturas a prefeito de Araçatuba, a foto mostra que no momento o candidato a prefeito de Cido Sério é Carlos Hernandes. 

Por que o prefeito não deu uma entrevista para dizer isso, não escreveu no Facebook? A imagem é fugaz, momentânea. Como dizia Juraci Magalhães, velho político mineiro, a política é como nuvens, conforme o momento que se olha para o céu, elas formam figuras diferentes. Ora carneirinho, ora tempestade, ora dunas. Desdizer uma imagem é mais fácil do que desfazer uma mensagem lógica, feita com palavras.
  
Outro recado. O prefeito não vai sair do PT como afirmam por aí, pois vestiu sua velha camisa vermelha para realizar o passeio. Está seguro de que o diálogo com seu partido ainda é possível.

Eles não passearam pelo centro da cidade, mas pela periferia, mais precisamente pelas ruas de um conjunto habitacional do programa “Minha casa, minha vida”, do governo federal, que atualmente tem uma petista na presidência. Em Araçatuba, uma conquista da administração do prefeito Cido Sério. Como a dizer: “Nós é que somos da periferia, não há outro!”

Por que nas bicicletas, já que andam de carro o dia todo? Além de o prefeito Cido Sério gostar do veículo, a foto dos dois andando de bicicleta mostra soltura, leveza, simplicidade, compromisso ecológico.

No cenário da foto, há as casas com jardins, motos e carros – ícones da conquista do povo nos governos petistas de Lula e Dilma.

A foto deu o seu recado. Descobri esses aspectos, podem haver outros.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

2 comentários:

Unknown disse...

OS NOBRES POLÍTICOS DEVERIAM VIR PASSEAR DE BICICLETA COM ESSA DESENVOLTURA AQUI NO BAIRRO VISTA VERDE... QUEM SABE IRIAM PERCEBER QUE ESSE BAIRRO FAZ PARTE DA CIDADE ADMINISTRADA POR ELES. #FIKDIK

Elson Rodrigues disse...

Parabéns pelos aspectos que vossa senhoria descobriu, mas ainda bem que realmente existem outros, de pessoas que não são PT, nem PSDB. Pessoas que tem bom senso, não são fanáticos, que estão de saco cheio de demagogia, cansados de ver prefeito, vice e vereadores oportunistas. A imagem pode ter muitos aspectos, mas pergunto: cadê as imagens do vice nos últimos sete anos? Será que ele é arredio a fotografias e foi pego de surpresa nesta? Vereadores e vice prefeito nas ruas, com colete, participando de campanha contra a dengue e postando fotos em facebook. Será que a dengue só aparece em ano eleitoral? Independente de partido, de quem será o candidato a prefeito, oportunismo e propaganda em cima do sofrimento da população, no mínimo é mau-caratismo. Aspecto bem claro desta foto: falta de vergonha na cara.