AGENDA CULTURAL

12.2.16

Mutirão educacional de combate à dengue - Araçatuba

11.02.16 – O prefeito Cido Sério anunciou durante entrevista coletiva na quinta-feira (11), no Paço Municipal, mais uma ação integrada à ampla iniciativa operacional de combate ao mosquito Aedes aegypti: mutirão interno na Prefeitura. “Até o dia 4 de março faremos essa faxina nas repartições públicas, com participação direta dos servidores. A ideia é manter atividades habituais no período da manhã e fazer a lição de casa à tarde. O procedimento administrativo ainda será definido”.

Outra lição de casa destacada por ele foi o segundo arrastão da mobilização organizada pela Prefeitura, marcado para sábado (13), que abrangerá 24 bairros da zona Oeste. “O enfoque novamente será educacional. O objetivo não é fazer limpeza, recolhendo materiais e objetos. A concepção da campanha é no sentido de orientar os moradores sobre os mecanismos para evitar a proliferação do mosquito da dengue, chikungunya e zika vírus. Nosso papel é reiterar as orientações, mas a lição de casa precisa ser feita cotidianamente”.

Além desse cuidado familiar, Cido Sério também salientou a importância da denúncia em relação a imóveis vizinhos que estejam fechados. “A legislação permite o acesso a esses locais. Por isso, peço mais esse apoio dos moradores”. Após a conclusão dessa etapa educacional, outros procedimentos poderão ser adotados no combate ao mosquito, se necessários, como aplicação de multa, no valor de R$600,00. “Porém, essa não é a intenção. O nosso objetivo é conseguir o apoio efetivo nessa luta diária”, concluiu.

Os secretários municipais Kerlis Ribeiro (Segurança), que coordena a mobilização, Wilson Julioti (Saúde) e Valdevino Bittencourt Dias (Administração) participaram da coletiva em companhia de Fernando Barnabé, diretor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica e de Edna Vargas, dirigente no Centro de Controle de Zoonoses. Os vereadores Cido Saraiva, presidente da Câmara e Jaime José da Silva também compareceram.

A expectativa para sábado é reunir entre 700 e 800 voluntários na grande mobilização. No primeiro arrastão, realizado no dia 30 de janeiro, na zona Norte, mais de 500 pessoas participaram das ações contra o mosquito Aedes aegypti, ultrapassando a previsão inicial. A concentração será novamente na sede da Guarda Civil Municipal, na avenida Prestes Mais, a partir das 7h30.

A meta é prevenir casos de dengue, chikungunya e zika vírus, não havendo registro das duas últimas doenças na cidade, conforme dados da Vigilância Epidemiológica. Em relação à dengue, foram registrados 49 casos em 2016, com 1678 em 2015. Não há registro de ocorrência de óbito nesses dois anos. Além dessas medidas de impacto, ações diárias de prevenção são executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, principalmente por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Núcleo de Educação em Saúde (NES).

BAIRROS

13.02.2016 (Sábado)

1. Atlântico I
2. Atlântico II
3. São Rafael
4. Etemp
5. Centenário
6. Vilela
7. Turrini
8. Vila Alba
9. Manoel Pires
10. Primavera
11. TV
12. São Sebastião
13. Planalto
14. Rosele
15. Parque Industrial
16. Presidente
17. São José
18. Ezequiel Barbosa
19. Mão Divina
20. Beatriz
21. Porto Real
22. Águas Claras
23. Verde Parque
24. Jardim do Trevo

Concentração: Guarda Civil Municipal

20.02.2016 (Sábado)

1. Guanabara
2. Pedro Perri 
3. Traitu I e II
4. Claudionor Cinti
5. Morada dos Nobres
6. Jardim Moreira
7. Lago Azul
8. Clóvis Picoloto
9. Jardim do Lago
10. Juçara
11. Esplanada
12. Iporã
13. Ouro Preto

Concentração: Corpo de Bombeiros no bairro Juçara 

27.02.2016 (Sábado)

1. Jardim Paulista
2. Novo Umuarama
3. Vicente Grosso
4. Umuarama
5. João Batista Botelho
6. Pinheiros
7. Hilda Mandarino
8. Ivo Tozzi
9. Água Branca I, II e III
10. Vista Verde
11. Country Ville
12. Araçatuba G
13. Concórdia I, II e III
14. Panorama
15. Alvorada

Concentração: UPA no bairro Umuarama

Nenhum comentário: