AGENDA CULTURAL

23.6.16

Ouvir é sempre bom

Folha da Região, 23/6/206
Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba 2016*

O técnico mandado pela Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, Senhor Maurício Hoffman, teve capacidade de explicação aos presentes na Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual para 2017 - Estado de São Paulo, na Câmara Municipal de Araçatuba. Explicou bem como funciona um orçamento e a necessidade de contextualizá-lo na economia estadual, nacional e mundial.

Maurício, apenas foi qualificado como "técnico", deve ser economista. Procurei o nome na internet para ver a sua formação, descobri que ele tem muitos homônimos e nenhuma foto que seja o seu rosto. Então, ela fica sendo aqui apenas o genérico "técnico".
Durante a audiência, a fotógrafo flagrou uma atitude amorosa em os dois pré-candidatos Cido Saraiva e Dilador. Vai dar tango?
Ele deve ser mesmo economista, porque todos os economistas do tucanato deixam seus ouvintes em desespero, fazem terrorismo, não pregam a esperança. Perderam várias vezes para o PT e agora ajudaram o PMDB assumir interinamente o país com o afastamento da presidenta Dilma. O estado de espírito não deve ser bom. Como PSDB, genuíno, mandou os representantes lerem a revista Veja.

Como pré-candidato a prefeito de Araçatuba, fui à audiência com o presidente do partido, Fernando Zar, para adquirirmos conhecimento, pois não aprendemos apenas com quem pensa como a gente. Alguns dados interessantes: a região de Araçatuba tem 760 mil habitantes, 1,8% da população do estado; 40% deles estão em Araçatuba-Birigui.

Aprendemos, sim, mas também tenho algumas observações a fazer:

1) atrás daquele discurso técnico tinha uma interpretação política, quando o técnico disse que a crise é apenas brasileira, nada tinha a ver com com crise internacional, por exemplo. Quando o governo do PT fazia sucesso, com todos consumindo à vontade, não era mérito petista, mas a conjuntura internacional favorecia. Agora...

2) disse que precisamos fazer bonito nas Olimpíadas para que a imagem do país melhore lá fora, mas na Copa de 2014, os contras fizeram ao contrário, ou seja, fizeram tudo para que o país tivesse sua imagem esculhambada no exterior. E conseguiram, porque parte de nossa crise é a falta de investimento externo. Os contras ajudaram a construir a crise;

3) quando, numa lucidez, Maurício Hoffman disse que o Pré-Sal é coisa boa, a saída do Brasil, o suplente de deputado estadual Dilador Borges (PSDB-Araçatuba), pré-candidato a prefeito de novo, rosnou, e Maurício Hoffman mudou de assunto;

4) aliás, não sei qual é o estado do suplente a deputado estadual de São Paulo, porque na sua fala, declarou que o estado dele é onde tem suas fazendas. Ele é deputado estadual de São Paulo e o estado dele é outro? Não mora em Araçatuba? Na verdade, ele devia ter dito "tenho atividades econômicas noutro estado, e lá ...", mas não conseguiu.

5) a questão da saúde ficou sob suspeita. O suplente de deputado Dilador Borges (PSDB) afirmou no programa de TV do PSDB que a saúde é o maior problema de Araçatuba e o técnico Maurício Hoffman afirmou que a saúde por aqui avançou mais que nas estatísticas do estado. E agora?

Preenchi o formulário, fiz algumas sugestões, como transformar o AME de Araçatuba em cirúrgico, restauração do prédio da antiga cadeia pública, dando-lhe finalidade pública; assumir o Hospital da Mulher.  

A audiência da LOA do governo do estado não foi uma mera formalidade, melhor fazê-la, nem que seja meio torta, do que elaborar tudo em gabinetes fechados. Ouvir é sempre bom.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88 e secretário municipal de Cultura de 2009-16.



Nenhum comentário: