AGENDA CULTURAL

29.9.16

Roque Soares é homenageado

O nome dado ao Atende Fácil de Araçatuba, registrado na placa descerrada nesta segunda-feira, 19/09/2016, homenageia o cidadão Roque Soares da Silva, nascido em 1.º de outubro de 1932 em Araçatuba. Foi advogado, professor universitário e ativista araçatubense que educou, influenciou e inspirou uma geração de líderes comunitários, religiosos e políticos de Araçatuba.

Ajudou a expandir a representatividade democrática de bairros populares da cidade e desenvolveu mentes e corações para a participação política e para o gosto pela cultura ao fundar instituições e criar eventos que congregavam a comunidade.

Com uma compreensão cosmopolita do cidadão atuante e formalmente educado, além de ideias e ações fundadas na democracia e na liberdade, Roque deixou marcas na história de Araçatuba e em muitos de seus habitantes.


Ele também construiu carreira brilhante como advogado, atuando das áreas cível e trabalhista e servindo de inspiração para vários profissionais dessas áreas. Como advogado, Roque trouxe grandes conquistas jurídicas a trabalhadores de Araçatuba, São José do Rio Preto e suas regiões de influência, assistindo na fundação de órgãos sindicais e na execução de suas eleições de classe.

Como educador, Roque Soares, além das iniciativas citadas anteriormente, foi professor de Direito Constitucional, Direito Comercial e Economia Política na Instituição Toledo de Ensino, hoje Centro Universitário Toledo. Além disso, também ministrou aulas de Oratória e Orientação Social no Serviço da Indústria (Sesi) e de Introdução ao Estudo de Direito no Colégio Salesiano de Araçatuba, para o curso técnico de contabilidade.

Faleceu em 1º de julho de 2016 aos 83 anos. Era casado com Lourdes Gálico Soares e pai de sete filhos.

Nenhum comentário: