AGENDA CULTURAL

3.10.16

Ao vencedor, as batatas

Prefeito eleito Dilador Borges
Hélio Consolaro*

Nesse domingo de eleição, houve vencedores e perdedores. O escritor Machado de Assis usou a expressão "Ao vencedor, as batatas" no seu livro "Quincas Borba". Não tire conclusão apressada, caro leitor, não estou menosprezando a vitória de ninguém.

Eis o trecho do livro de Machado de Assis:

- Supõe-se em um campo e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar somente uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutri-se suficientemente e morrerão de inanição. A paz, neste caso, é a destruição; a guerra, é a esperança. Uma das tribos extermina a outra recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se. 
Ao vencido, o ódio ou compaixão... Ao vencedor, as batatas ! (Quincas Borba, Machado de Assis)

Assim, com um pouco de erudição, quero cumprimentar o candidato a prefeito Dilador Borges (PSDB) e sua vice Edna Flor (PPS) pela vitória nas eleições deste domingo, 03/10/2016, em Araçatuba.

Não vou procurar motivo para "impeachment", nem vou jogar sobre o pleito dúvidas, melhor, estou reconhecendo a vitória da dupla e desejando-lhe sucesso, porque se a administração Dilador-Edna não for boa, todos nós de Araçatuba vamos sofrer com isso.   

Parabéns!

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Concorreu ao pleito junto com Dilador Borges.


2 comentários:

Ruy Barbosa dos Santos disse...

Pelo histórico e origem política da dupla, tenho que esperar o pior. Pobre Araçatuba!

HAMILTON BRITO... disse...

Isso, assim é que se faz.Parabenizo-o professor por tentar manter acesa a chama do PT. Não a do PT atual, que deixou que se perdesse os ideais puros daquele nascido no meio das fábricas e dos trabalhadores da grande São Paulo. Qual Fenix, quem sabe ele esteja ressurgindo em suas mãos.