AGENDA CULTURAL

19.2.17

Mulher de um homem só


Escrever sobre este assunto é incômodo, uma fria, mas para um croniqueiro, tudo é possível, desde que se contemplem várias posições no seu texto. Não se pode ser panfletário. Leia antes a notícia.


Monogamia não é natural', diz Scarlett Johansson após separaçãoAtriz ressalta que não é contra o casamento tradicional, apenas acredita que ele "dá muito trabalho"
Por: Agência Estado - Publicado em: 17/02/2017
Após menos de um mês do término do casamento de dois anos com o jornalista francês Romain Dauriac, Scarlett Johansson não parece ser muito fã do matrimônio. Em entrevista à Playboy americana, a atriz de Match point afirmou que "monogamia não é natural". 
"A ideia do casamento é muito romântica, é uma ideia muito bonita, e sua prática pode ser uma coisa muito bela. Mas não acredito que seja natural ser uma pessoa monogâmica. Pode ser que me critiquem por isto, mas acho que dá muito trabalho. Casamento dá muito trabalho", disse a atriz de 32 anos. "E o fato de dar muito trabalho para tantas pessoas prova que não é algo natural", afirmou à revista. Ela ressaltou que não estava criticando quem se casa. "Já fui casada. Mas eu acho que definitivamente vai contra algum instinto", afirmou. Scarlett também disse que oficializar a união é capaz de mudar o relacionamento.

"O casamento inicialmente envolve um monte de pessoas que não têm nada a ver com o seu relacionamento, porque é um contrato jurídico. Ser casado é diferente de não ser casado, e qualquer um que lhe diga que é o mesmo está mentindo. Isso muda as coisas. Tenho amigos que estavam juntos por dez anos e, em seguida, decidiram se casar, e eu pergunto no dia do seu casamento ou logo depois se é diferente, e sempre é. É uma bela responsabilidade, mas é uma responsabilidade", defendeu a atriz.

Antes, eu desconfiava, mas depois que li "Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? - Uma visão científica (e bem-humorada) de nossas diferenças", livro de autoria de dois biólogos: Allan e Barbara Pease, não tive dúvidas: os seres humanos não são monogâmicos. Concordo com Scarlett Johansson.  

Segundo eles, só são monogâmicos os animais cujos machos e fêmeas são iguais, sem distinção. Galo e galinha, por exemplo, símbolos do sexo permissivo (galinhagem), são bem diferentes. Como homem e mulher são aparentemente bem diferenciáveis entre si, assim perus e peruas. Não somos mulher de um homem só ou vice-versa.

Igrejas, governo e outros controladores botam um freio na galinhagem para que a sociedade fique administrável. Hoje, a porteira está aberta, mas ainda há um controle forte.

Monogamia não é casar com uma mulher ou com um homem e ficar com o cônjuge pelo resto da vida. Existe a monogamia periódica entre nós, que é um meio termo, ou seja, somos fiéis enquanto estivermos junto.

Mulher de um homem só. O adjetivo "só" poder ser entendido como exclusivo (não houve outro) ou sozinho (abandonado, infeliz). Acho que é isso que Scharlett Johansson quis dizer, se é para ficar infeliz, na marra, que seja mulher de vários homens. 

Afinal, as prostitutas eram chamadas até outro dia de "mulheres da vida". Fazendo um exercício de antonímia subjacente, que está oculta, as esposas certinhas são "mulheres da morte".   




   


Nenhum comentário: