AGENDA CULTURAL

3.2.17

Parabéns, Dilador!

Prefeito Dilador Borges, Araçatuba
O Prefeito de Araçatuba Dilador Borges decidiu exonerar o diretor Celso D’Alkmin Filho, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, após impasse criado pela declaração particular polêmica do servidor em rede social na internet. Ele chamou em seu Facebook a ex-primeira-da Marisa Letícia, que está com morte cerebral, de “vaca cornuda”. O afastamento foi divulgado em nota distribuída nesta tarde (Site Política e Mais, de Araçatuba)



Esse advogado, que era diretor na Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, Araçatuba, que tripudiou sobre o cadáver de Marisa Letícia nas redes sociais, é um antigo usuário da internet para atacar as pessoas.

Em 2013, uma amiga do Rotary, fez o que fez para que ela fosse recebida pelo então prefeito Cido Sério, mas não dizia qual era o assunto, se referia vagamente a projetos. Usou de minha influência para isso.

Quando chegamos à sala do então prefeito, apareceu o assunto: ela queria que Cido Sério retirasse do fórum local um processo que movia contra esse advogado, porque ele postava na Facebook dizendo horrores do então prefeito, de maconheiro para cima. Fiquei com minha cara no chão diante do prefeito. O sujeito aprontou e foi "pedir penico". Não sei qual foi o desenlace do caso.

Eis agora que vejo o mesmo advogado tripudiando sobre o cadáver da ex-primeira dama, sem qualquer pudor, num total desrespeito. Não aprendeu com a experiência.

Dessa vez, ele exercia cargo público (cargo de confiança) e fez a palhaçada em horário de serviço. E encontrou pela frente um prefeito que não tolera tais desvios de comportamento em sua equipe de trabalho.

Quero dar parabéns ao prefeito Dilador Borges (PSDB) por sua atitude de não aceitar pessoas intolerantes com seus concorrentes em seu governo, usando palavras grosseiras ao se referir a uma mulher já falecida, Dona Marisa Letícia, esposa co companheiro Lula. 

Apesar de eu ter sido candidato a prefeito do PT na eleição de 2016, mantivemos (eu e Dilador) nos debates e horários políticos um relacionamento de alto nível, nada que justificasse um comportamento agressivo com pessoas de nosso partido por alguém da sua equipe. 

Acima da política está o relacionamento respeitoso à pessoa do outro, divergimos, mas também convergimos, não somos inimigos, apenas concorrentes, adversários em certos contextos.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Candidato a prefeito em 2016, concorrendo com Dilador.



Repercussão da notícia:
http://www.revistaforum.com.br/2017/02/04/prefeito-tucano-demite-diretor-que-atacou-marisa-nas-redes-sociais/
Quando você não tiver uma palavra de conforto para quem perdeu a mãe ou a esposa, simplesmente, cale a boca.
 Estive em são Bernardo do Campo para uma palestra no Instituto Mauá. A cidade já tinha alguma movimentação em função do velório de dona Marisa. A divergência política e o contraditório são excelentes para a democracia. Todo choque tem algumas barreiras. Uma é a ética: divergir não implica atacar. Outra, muito importante, é a morte. Nada existe além dela. Extinguem-se as animosidades. Termina o ódio no túmulo. Atacar ou ter felicidade pela morte de um ser humano é uma prova absoluta de que a dor e o ressentimento podem enlouquecer alguém. Se você sente felicidade pela morte de um inimigo, guarde para si. Trazer à tona torna pública sua fraqueza, sua desumanidade. Acima de tudo, mostra que este inimigo tinha razão ao dizer que você era desequilibrado. Contestem, debatam, critiquem: mas enderecem tudo isto a quem possa revidar. Por enquanto temos apenas um homem que perdeu sua companheira, filhos órfãos e netos sem a avó. Entre os vivos, surgem divergências e debates. Diante da morte, impõe-se silêncio e respeito. Nunca deixem de ser, ou ao menos, tentar parecer, um ser humano. Quando você não tiver uma palavra de conforto para quem perdeu a mãe ou a esposa, simplesmente, cale a boca. Sinto-me envergonhado por coisas que li na internet.

2 comentários:

Gabriel Araújo dos Santos disse...


Isto, sim,isto é confortante a gente ler "Acima da política está o relacionamento respeitoso à pessoa do outro, divergimos, mas também convergimos, não somos inimigos, apenas concorrentes, adversários em certos contextos"

Aquele indivíduo, se souber rezar, que o faça logo, e com bastante seriedade e fé, pois não acredito que os familiares do Sr. Lula deixem isto prá lá. É merecedor de uma ação rigorosa e justa por sua atitude tão deprimente.

Meu abraço, caro Consolaro.

Andresa disse...

O Dilador fez muito mal. Está se curvando ao politicamente correto que vai ser a corda para enforcar ele e a sua gestão, que mal começou. Ao invés de se curvar aos anseios de meia dúzia de militantes elitistas de esquerda, ele deveria prestar atenção no que o povo que votou nele está sentindo e pensando. Foi assim que o Donald Trump foi eleito em uma vitória massiva. Essa senhora, bem como o senhor viúvo dela, não pensaram na população pobre do Brasil enquanto criavam esquemas, assaltavam estatais e viviam uma vida de luxo e avareza, portanto, nós, o povo, também não temos que demonstrar piedade para com eles. Todo mundo vai morrer um dia.