AGENDA CULTURAL

25.4.17

Exposição de fotos "Retratos Brasileiros" no Calçadão de Araçatuba

Nesta quarta-feira (26), a partir das 8h, no calçadão da Princesa Isabel, Araçatuba receberá o projeto Retratos Brasileiros, que produz e exibe retratos da população brasileira com o objetivo de "trazer à tona todas as belezas e lutas desse fascinante povo".

O projeto, criado em 2014 por Tomás Cajueiro e Carlos Rincon, é composto pelos fotógrafos Tomás Cajueiro, Genivaldo Amorim, Erica D. Dezonne, Jardiel Carvalho e Daniel Arroyo, que viajam o Brasil na busca por imagens que retratem o perfil do nosso povo. Eles já percorreram 35 cidades em mais de 10 estados e publicaram mais de 800 histórias.


A iniciativa foi selecionada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) no biênio 2014/2015 e desenvolveu um ciclo de exposições na Itália em setembro de 2016, além de já ter estado na Inglaterra. Em sua trajetória, Retratos Brasileiros já produziu séries especiais como "Retratos Campineiros", premiado com o Fundo de Investimentos Culturais de Campinas 2014/2015, e "Retratos Brasileiros: SP". Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba

FOTÓGRAFOS

Tomás Cajueiro - nascido em Sete Lagoas (MG) e criado em Valinhos (SP), é co-fundador do Retratos Brasileiros. Graduou-se bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade para Estrangeiros de Perugia (Itália) e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Manchester (Reino Unido). Idealizou o Retratos Brasileiros junto a Carlos Rincon para dar uma pequena contribuição ao debate ao redor da pergunta “Quem é o Brasileiro?”. Estudou Jornalismo com ênfase em questões relacionadas a aspectos teóricos sobre a formação de identidades e a relação entre o jornalismo e a formação de opinião pública.

Daniel Arroyo - paulistano, formou-se em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Trabalha como fotojornalista no canal Ponte Jornalismo, que cobre questões sobre Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Colaborou para diversos veículos de comunicação como portal R7, Aljazeera, Apublica, El mundo e diversos coletivos digitais. O foco do seu trabalho fotográfico é dar voz às pessoas que sofrem da desigualdade e opressão.

Erica D. Dezonne - natural de Campinas (SP), Érica vem de uma mistura de famílias onde parte tem sangue artístico e outra é representada por mulheres revolucionárias e à frente dos tempos. Graduada em Jornalismo, ela vivenciou por alguns meses a rotina de fotojornalistas do Grupo RAC, principal veículo de comunicação de Campinas e região Metropolitana. Trabalhou na empresa por quatro anos e foi finalista de diversos prêmios nacionais, incluindo os prêmios Esso e Embratel em 2011, com a foto “A luta de uma mãe contra o vício”. Também trabalhou nos jornais Dário de São Paulo e O Estado de São Paulo. Hoje mora e estuda fotografia em Londres e busca e busca no Retratos Brasileiros ‘retratar o brilho nos olhos e a esperança que motiva cada brasileiro a buscar uma vida nova fora do país’.

Genivaldo Amorim - artista plástico, produtor cultural e curador, nasceu em Umuarama (PR) em 1973. Como artista plástico, trabalha em diversos meios como pintura, desenho, instalação, esculturas, fotografia e projetos especiais, como o World Body Project, que já alcançou mais de 80 países até o momento. Expõe regularmente desde 1995 no Brasil e em países como Alemanha, Moçambique, Camboja e Namíbia. Como produtor cultural e curador, atua há mais de uma década na área de artes visuais, com destaque para grandes projetos como Pontos de Cor, Os 60 anos de Imagens de Haroldo Pazinatto, Muros na Mata Atlântica, Retratos Brasileiros e outros.

Jardiel Carvalho - fotógrafo maranhense, nascido em 1984 na cidade de Araióses, é membro fundador do R.U.A Foto Coletivo. Tem como foco em seu trabalho o Fotojornalismo voltado para causas humanitárias e documentação de cultura popular. Contemplado nas edições do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro 2014, 2015 e 2016, já teve trabalhos publicados em jornais como Folha de São Paulo, Estadão, Diário de São Paulo, Agora SP, Metro, Folha de Londrina e diversos portais da web, além de ter realizado trabalhos e palestras em diversas cidades do Brasil. Atualmente atua como freelancer da revista VICE Brasil.

  • Sexta-feira, 28/04/2017, 19h30 até 21h30
  • Rua Marcos Manfrinati, 2147 - Jardim Iporã (perto da Nestlé) - Araçatuba




Nenhum comentário: