AGENDA CULTURAL

3.6.17

A cruz denunciava a morte do bicicleteiro

Araçatuba precisa cuidar bem dos ciclistas e dos bicicleteiros porque usam o veículo menos poluente na mobilidade urbana e preserva a boa condição física de seu usuário. 

Andei muito de bicicleta em Araçatuba. Eu não era um ciclista, porque não praticava o ciclismo (esporte). A "magrela" era minha condução de transporte e de trabalho, pois fui por algum tempo "office boy", quando a cidade tinha um centro asfaltado e o restante era composta por ruas sem calçamento, quando muito, empedradas, que mais atrapalhavam do que ajudavam o uso da bicicleta. 

Só para o mais jovem ter noção, a rua Marcílio Dias e a Av. Cussy de Almeida não tinha um quarteirão de asfalto, por isso não sou adepto, apesar de velho, da expressão que andam pelas bocas cheias de prótese (ou murchas) de que "antigamente era melhor". 

Feitos tais esclarecimentos, vamos à "bicicleta fantasma", que amarrada a um poste, a modo de uma cruz, denunciava a morte de um ciclista que fora atropelado por um veículo motorizado na rodovia Nametala Rezek, vicinal asfaltada que dá acesso ao bairro rural da Água Limpa. O morto era Carlos Roberto da Silva, 44 anos, auxiliar geral, que certamente, por sua profissão, passava e não passeava por aquela rodovia.

O autor de tal denúncia feita pela cruz foi o Grupo do Pedal, liderado pelo empresário Oscar da Silva Filho, que não se limita a vender bicicletas e peças de reposição, porém defende a categoria com unhas e dentes. Afinal, ciclistas e bicicleteiros além de serem seus clientes, são seres humanos.

A denúncia promovida pela presença da cruz foi forte, incomodava, porque levou a polícia a uma ação mais efetiva para descobrir quem era o motorista que atropelou e não prestou socorro à vítima  e certamente ele deve ter ficado com seu sono cheio de pesadelos e acabou se entregando à polícia. Não quero malhar o motorista, um rapaz de 20 anos, que na sua juventude, temeroso pelo acidente ter ocorrido à noite, não parou para ver o que acontecera. Esse exemplo não pode ser a regra.

Araçatuba precisa cuidar bem dos ciclistas e dos bicicleteiros porque usam o veículo menos poluente na mobilidade urbana e preserva a boa condição física de seu usuário. Eles precisam ser prioridade da administração pública e mais bem tratados no trânsito de nossas ruas. 






Nenhum comentário: