AGENDA CULTURAL

19.6.17

Vai valer a pena andar de ônibus nas ruas de Araçatuba

Licitação para transporte coletivo em Araçatuba deve sair na próxima semana 

Prefeitura quer concluir processo até agosto

(Jornal Folha da Região) 
____________________________________________
Hélio Consolaro*

Eu só sei quando o outro se entristece com uma crítica minha, quando ele se alegra com meu elogio. Essas coisas do relacionamento humano só Freud explica, ficam no campo da subjetividade, porque objetivamente uma opinião minha não vale quase nada.

Fiquei muito contente com o primeiro passo dado pelo prefeito Dilador Borges ao regulamentar, juntamente com a Câmara Municipal, o transporte coletivo de Araçatuba. 

A atual administração vai pôr a nossa cidade ao lado de outras que são vanguardistas em termos de dar conforto aos usuários dos transportes coletivos, tratá-los como gente e não, como gado.  

Tenho uma cunhada que há três anos se mudou de Santos para Araçatuba, ela não paga o bilhete por causa da idade, mas lá era só vivia "trepada" em ônibus e o mesmo não aconteceu aqui. Questionada, ela me respondeu:

- Aqui em Araçatuba o transporte coletivo é horrível, é melhor andar dependurada em moto. 

Ter um transporte coletivo decente melhora a mobilidade urbana, porque dá coragem de largar o carro em casa e usar o "coletivo", serão menos veículos transitando pelas ruas.

Outro dia, o prefeito Dilador Borges ficou meio pê comigo porque ele anda investindo pouco em cultura na cidade, mas é difícil contentar a todos e agradar sempre a mesma pessoa. E regulamentar os transportes coletivos não exige dinheiro, o administrador precisa de algo mais valioso: coragem e independência política.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. 

Nenhum comentário: