AGENDA CULTURAL

5.10.17

Retratos Brasileiros em Araçatuba, uma exposição que busca encontrar a identidade nacional




Neste mês de outubro o “Retratos Brasileiros: São Paulo” está de volta a Araçatuba. Em abril, integrantes do projeto estiveram no município para fotografar a população, como é feito em todas as cidades que vão, na busca pela identidade nacional. Desta vez, haverá o lançamento do livro do idealizador e fotógrafo do Retratos, Tomás Cajueiro, que também fará uma palestra. Além disso, o MAAP sediará exposição de quadros feitos por todo o país.



No próximo dia 5, às 20h, Cajueiro estará no Espaço Cultural Fábrica das Artes, onde divulgará seu novo livro. A partir do dia 6, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), o Retratos Brasileiros mostrará diversas fotografias que exibem o perfil do povo brasileiro. Os quadros ficarão disponíveis no local até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para compartilhar as experiências de fazer esse tipo de trabalho, que, só no estado de São Paulo, em 2017, já visitou 17 municípios, Tomás Cajueiro fará um bate-papo com o público e a imprensa interessados. O evento acontecerá no Teatro Municipal Castro Alves, dia 7, às 11h.

Nas três ocasiões haverá venda de livros com as 100 fotografias da exposição.

O Retratos Brasileiros: São Paulo é viabilizado por meio de recursos do Programa de Apoio à Cultura (PROAC). O projeto já esteve em diversos lugares do Brasil e do mundo e já registrou imagens, só neste ano, cerca de 1.600 brasileiros. Elas vêm acompanhadas de relatos das personagens, proporcionando, assim, uma amostra da diversidade do povo.


 A exposição, composta por 100 fotografias, procura tentar responder à pergunta: “Quem é o Brasileiro?”. “O que chamamos de minoria na verdade é a maioria, são pessoas que não estão no centro do debate sócio-político e que, por meio das fotografias, puderam ter voz para expor sua realidade, pensamentos, medos e alegrias”, destaca Cajueiro.

Além de Tomás, o projeto é composto pelo curador Genivaldo Amorim e conta com participação de fotógrafos convidados como Jardiel Carvalho, Erica D. Dezonne, Daniel Arroyo, Rogério Padula, Ciça Gregório e Marcel Pazinatto.

Para saber mais sobre os fotógrafos e conhecer todos os personagens do projeto visite o site www.retratosbrasileiros.com.

Serviço
Lançamento livro Retratos Brasileiros – SP
Data e horário: 05 de outubro, às 20 horas
Local: Espaço Cultural Fábrica das Artes - Rua Marcos Manfrinati, 2147, Iporã

Exposição Retratos Brasileiros – SP
Data: De 6 a 31 de outubro
Abertura da exposição – dia 6/10, às 20 horas
Local: Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) - R. Duque de Caxias, 29, Centro

Bate papo com Tomás Cajueiro sobre Retratos Brasileiros – SP
Data e horário: 07 de outubro, às 11 horas

Nenhum comentário: