AGENDA CULTURAL

4.11.17

Democracia e diálogo sempre são construtivos

Alunos do terceiro colegial da E.E. Francisco Prudente Correa, Rubiácea, com o professor Edmilson Galhotti e Hélio Consolaro
Hélio Consolaro*

No dia 24 de outubro de 2017, 7h40, terça-feira, estive na E.E. Coronel Francisco Prudente Corrêa a convite do professor de História Edmilson Galhotti, terceiro colegial da manhã. Visita aprovada pela direção da escola, onde fui bem recebido.

O motivo do convite é que a classe estava concluindo seu TCC - trabalho de conclusão de curso - sobre a ditadura militar. E meu depoimento como pessoa que viveu os anos de chumbo, inclusive como perseguido, era a última atividade.  

O leitor sabe que a política de ontem é a história de hoje, por isso se dizer apolítica é uma imbecilidade. Pode-se dizer apartidário, porque a política faz parte da natureza humana. Podemos nos omitir, virar o rosto para ela, ficar enojado com os políticos por certo tempo, mas mesmo essa atitude de omissão tem um caráter político, beneficia alguém. 

De pé, professor Edmilson Galhotti; sentado, Hélio Consolaro Consa - alunos do terceiro colegial 

Então, me policiei para não ser partidário no contexto atual durante a palestra, embora todos conheçam minha posição, mas não me faltaram oportunidades para fazer proselitismo dadas pelas perguntas dos alunos. Eu não estava preocupado com a tal de "Escola sem partido", eu seguia a minha consciência.

Aliás, o movimento "Escola sem partido" é partidário, fingindo-se de neutro, os participantes do movimentos entram nos lugares públicos para fazer doutrinação à direita. Não sou contra a existência deles, pois na democracia todas as vozes têm o direito de se manifestar, mas eles andam sofismando.

Na minha fala em Rubiácea, defendi a democracia e denunciei todas as ditaduras, tanto de esquerda como de direita. Democracia é diálogo, e nós sabemos, dentro de nossas próprias casas, que sem diálogo é impossível educar, construir uma família saudável.  

Obrigado, professor Edmilson Galhotti, pelo convite e pelo seu trabalho. Orgulhosamente se diz ex-aluno da professora Ângela Liberati na UniToledo. Obrigado, E.E. Coronel Francisco Prudente Correa, responsável pela formação da juventude de Rubiácea. A escola  pública ou particular tem sempre a cara de sua direção, de seus professores.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: