AGENDA CULTURAL

5.12.17

Em Birigui, destaques da programação cultural do Sesc de 4 a 10/12

Cia. Balagans, cantor Otto, Kiara Terra e Key Zetta e Cia. estão entre os destaques da semana


Shows e espetáculos

TROVADORES DO MIOCÁRDIO CONVIDA OTTO
O espetáculo cria uma experiência sensorial com a fusão de música e poesia. A partir das letras de músicas sobre desilusões amorosas, os integrantes elaboraram poemas, trechos de prosa poética e recitam de maneira performática. O grupo recebe a participação do cantor Otto.  
Dia 6/12, quarta, das 20h às 21h30, no Teatro. 12 anos. Grátis

CABRAS - CABEÇAS QUE VOAM, CABEÇAS QUE ROLAM
O nordeste e a sua cultura própria, os conflitos externos e parentais permeiam a dramaturgia. Com Cia. Balagan.
Dias 8 e 9/12, sexta e sábado, às 20h, no Teatro. 12 anos. Grátis.  

SARAU DOS REFUGIADOS
O grupo criado em 2016, no Brasil, é formado por refugiados da República Democrática do Congo, Haiti, Colômbia, Síria e Palestina. Os integrantes apresentam poesias, música e danças originárias dos seus países. 
Dia 9/12, sábado, das 17h às 18h, na Área de Convivência. Livre. Grátis.

UMA LEMBRANÇA PARA AQUECER OS CORAÇÕES - COM LEONARDO NERI E KIARA TERRA
Inspirados nos fotógrafos das festas juninas do interior do Nordeste das décadas de 1920 e 1930, o fotógrafo Leonardo Neri e a narradora de histórias Kiara Terra montarão no Sesc Birigui um pequeno estúdio, que servirá de cenário para fotografias e histórias narradas por Kiara e contadas também pelos transeuntes. 
Dias 9 e 10/12, sábado e domingo, das 15h às 16h30. Espaço de Brincar. Livre. Grátis.
  
A VOZ DAQUELE CANTO 
O grupo Clariô e as Cantadeiras Clarianas trazem um recorte de seu repertório de teatro e música no espetáculo “A Voz Daquele Canto”. Cenas e cantorias que debatem e questionam as condições de sobrevivência da população negra e periférica brasileira. Dia 10/12, domingo, das 11h às 12h, no Teatro. Livre. Grátis. 
  
PARA TODOS OS SEGUINTES
Ambientado no universo da mágica, o trabalho convida as crianças a mergulharem na intensidade da dança. Os integrantes dançam, criando encontros e efeitos, ao som da guitarra. Com Key Zetta e Cia. 
Dia 10/12, domingo, das 17h às 18h, no Teatro. Livre. Grátis.

Diversidade Cultural - MOÇAMBIQUE ESTRELA-GUIA 
Cortejo de ritmos e dança ligado à ancestralidade africana. Com grande influência de Moçambique e Gana, o ritmo é o Moçambique, manifestação popular no movimento de resistência que representa a cultura afro-brasileira no congado mineiro. 
Dia 10/12, domingo, das 12h às 13h, no Quintal/Gramado. Livre. Grátis.


Exibição de filme

AQUARIUS
Brasil | 2016 | 145 min | Ficção | 16 anos | Dir. Kleber Mendonça Filho. | Com Sonia Braga.
Uma jornalista aposentada recebe pressão de uma construtora que quer demolir o edifício após comprar quase todos os apartamentos por mais que tenha deixado claro que não pretende vendê-lo. 
Dia 5/12, terça, das 20h às 22h, no Teatro. 16 anos. Grátis.


Oficinas, aulas abertas e vivências

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Além de apresentar um panorama histórico da produção de HQs no Brasil e no mundo, o curso analisa publicações diversas do gênero. Também são propostos exercícios utilizando o trabalho com luz e sombra. Com Caeto e Ulisses Garcez. 
Dia 5 e 6/12, terça e quarta, das 14h às 18h, na Sala de Múltiplo Uso 2. 12 anos. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas. 

BRINQUEDA-RIA! FORMAÇÃO NA ARTE DE FAZER BRINQUEDOS
O curso propõe o estudo das brincadeiras e dos brinquedos e reúne teorias da infância e atividades práticas utilizando diversas técnicas. A ideia é explorar a importância do fazer manual para manter vivas as memórias e as tradições da infância através dos brinquedos populares. Com Natasha Faria.
Dia 5 a 7/12, terça a quinta, das 19h às 21h30, na Sala de Uso Múltiplo 1. Atividade para maiores de 16 anos.  Grátis. 

TECNOLOGIA DO TEMPO DA VOVÓ
Oficina para o público acima de 60 anos que propõe o resgate das técnicas e fazeres manuais. Para a produção de uma almofada para alfinetes e de uma sacola, os participantes praticam as técnicas da costura manual e da costura à máquina. Com Julia Coelho Brandão.
Dia 8/12, sexta, das 14h30 às 17h30, na Sala de Uso Múltiplo 1. Livre. Grátis.
 
TURBANTES DO CONGO 
Oficina de turbantes ministrada por Sylvie, da República Democrática do Congo, que reside no Brasil em situação de refúgio e compartilhará técnicas da cultura do turbante de seu povo. 
Dia 9/12, sábado, 10h, 14h e 16h, na Convivência. Livre. Grátis.

MONTANDO UM ÓCULOS DE REALIDADE VIRTUAL EM PAPELÃO - CARDBOARD
Os participantes constroem e customizam seu próprio óculos de realidade virtual, a partir do modelo criado pelo projeto Google Cardboard, e podem experimentar aplicativos gratuitos que completam a experiência. Com Dek Wilde.
Dia 9/12 e 10/12, sábado e domingo, das 14h às 17h, no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Livre. Grátis.

DRONELAB - CRIANDO O PRÓPRIO DRONE
Os participantes montam seus próprios drones a partir de elementos simples, oferecendo a oportunidade de interagir com um componente de uma tecnologia atual e se aproximar de áreas como programação e eletrônica. Com Odair Bonin.
Dia 9 a 10/12, sábado e domingo, das 10h à 13h, no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). 16 anos. Grátis. 

PUSH START- UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES
O público pode jogar videogames antigos, lançados entre o final da década de 1970 e o início dos anos 2000, com os consoles originais. A atividade tem por finalidade fazer os mais velhos relembrarem os jogos clássicos e os mais jovens experimentarem consoles e jogos que talvez tenham ouvido falar ou visto na internet. 
10/12, domingo, das 10h à 18h, no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). 12 anos. Grátis. 


Exposição

EXPOSIÇÃO (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES
A exposição exibe parte do acervo do Museu Casa do Pontal, do Rio de Janeiro, com destaque para obras de 21 artistas inventivos. A mostra dialoga com a criatividade e seu poder de transformar a vida, apresentando artistas das camadas populares que inventam mundos imaginários e os compartilham conosco por meio de suas esculturas e modelagens.
Até 25/3 - terças a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h30, na Sala Múltiplos Uso 3. Livre. Grátis.

Nenhum comentário: