AGENDA CULTURAL

19.1.18

Teatro no Sesc de Birigui de 20 a 28 de janeiro de 2018

Os universos da poesia popular brasileira e da filosofia de vida japonesa são os temas que baseiam os dois espetáculos teatrais que serão apresentados no Teatro do Sesc Birigui neste final de semana. A peça Concerto de Ispinho e Fulô, da Cia. do Tijolo, será encenada no sábado, às 20h, e a montagem O Menino e a Cerejeira, da Borbolina Produções Artísticas, será apresentada no domingo, às 17h. A entrada para ambas as apresentações é gratuita (ingressos distribuídos no local com 1h de antecedência).

Em Concerto de Ispinho e Fulô, o grupo leva para o palco um pouco da poesia e da trajetória do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva (1909 - 2002), que era semianalfabeto e passou a fazer repentes já na adolescência. Mais tarde, aos 20 anos, recebeu a alcunha de Patativa do Assaré, que faz referência a uma ave de canto belo, comum no Nordeste, e à cidade natal do poeta autodidata.

Na trama, uma rádio Conexão São Paulo/Assaré anuncia que uma companhia de teatro de São Paulo chega para entrevistar o poeta Patativa do Assaré. O que seria uma entrevista costumeira se transforma num diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e o rural, e culmina com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis dentro do território brasileiro, que não consta nos livros da história oficial do Brasil. A montagem recebeu o Prêmio Shell 2010 na categoria Música e o Prêmio CPT 2010 na categoria Projeto Sonoro. Indicada para pessoas com a partir de 16 anos.

Já O Menino e a Cerejeira é baseado na obra homônima do japonês Daisaku Ikeda e retrata a história de sobrevivência de uma árvore de cerejeira, a partir de um enredo em que amizade, carinho e coragem unem o garoto Taiti e sua dura realidade, após a devastação provocada pela guerra. Mensagens e ideias abstratas, como paz, esperança e humanismo inspiram crianças e jovens de forma lúdica.

O livro que serviu de base para o espetáculo foi lançado em 1974. Ikeda tem 90 anos e se dedica desde a juventude a escrever e defender a educação e cultura como premissas para um mundo de coexistência harmônica. Sua obra fala de valores fundamentais para a paz. Líder da Soka Gakkai Internacional (SGI), vinculada à ONU e com 12 milhões de associados pelo mundo, inclusive no Brasil, tem livros traduzidos em vários idiomas. Ele ocupa cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1993.

Programação de Teatro de janeiro no Sesc Birigui:

Espetáculo
Concerto de Ispinho e Fulô
Com Cia. do Tijolo
Uma rádio Conexão São Paulo/Assaré anuncia que uma companhia de teatro de São Paulo chega para entrevistar o poeta Patativa do Assaré. O que seria uma entrevista costumeira se transforma num diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e o rural, e culmina com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis dentro do território brasileiro, que não consta nos livros da história oficial do Brasil.
Dia 20, sábado, 20h. Teatro. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Espetáculo
O Menino e a Cerejeira
Com Borbolina Produções Artísticas.
Baseado na obra de Daisaku Ikeda, o espetáculo O Menino e a Cerejeira retrata a história de sobrevivência de uma árvore de cerejeira, a partir de um enredo em que amizade, carinho e coragem unem o garoto Taiti e sua dura realidade, após a devastação provocada pela guerra. Mensagens e ideias abstratas, como paz, esperança e humanismo inspiram crianças e jovens de forma lúdica.
Dia 21, domingo, 17h. Teatro. Grátis. Livre.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Espetáculo
Terra Abaixo, Rio Acima
Com Cia. Cênica
O progresso chega a uma pequena comunidade e, com ele, as águas. Casas, terras, pessoas, memórias, tudo é represado, submerso. No dia em que o rio vira mar, os moradores e suas histórias fantásticas decidem emergir em busca de algo que se perdeu. O espetáculo tem como ponto de partida o realismo mágico e é inspirado em histórias colhidas no noroeste paulista.
Dia 28, domingo, 21h. Praça Doutor Gama - Birigui.  Grátis. Livre.

Oficina
Pé no Chão: Práticas de um Teatro Popular
Com Cia. Cênica
Ao partilhar o processo de pesquisa e criação do espetáculo Terra abaixo, Rio acima por meio de depoimentos, exibição de imagens e atividades práticas, a Cia. Cênica propõe com esta oficina reflexões acerca da importância do olhar do artista sobre suas origens, suas fontes próximas, sua terra.
Dia 28, domingo, 14h. Sala Múltiplo Uso 2. Grátis. 16 anos.
Inscrições gratuitas no portal 
- Vagas limitadas.

Nenhum comentário: