AGENDA CULTURAL

19.1.18

Beber água suja da mina


"A Vigilância Sanitária Municipal de Araçatuba considerou imprópria para consumo a água da mina localizada às margens da Via Agnaldo Fernando dos Santos, que liga a rotatória da Rua Aviação ao pé de galinha, na zona norte de Araçatuba. Segundo análises feitas pela vigilância, foi detectada contaminação por bactérias, parasitas e protozoários, que causam náusea, diarreia, perda de apetite, fadiga e vômito.
De acordo com o dirigente administrativo da Vigilância, Luis Carlos Rodrigues Teixeira, o órgão tem feito vários esforços há anos para conscientizar a população a não consumir mais a água da mina. (Jornal O LIBERAL, 18/01/2018)

Hélio Consolaro*

Há muita gente, milhões de pessoas, que acreditam nos seus próprios olhos, que eles veem tudo, o mundo como ele é. Se cada espécie animal vê a realidade de um jeito, será que nós também não sentimos o mundo nos limites de nossas antenas (os cinco sentidos)? 

Tanto é que para ver o macro, o universo, o céu, inventamos o telescópio; e o micro, o microscópio. Assim, a água está límpida, mas está suja, basta pô-la numa lâmina no microscópio. Uma sujeira invisível a olho nu.

Na África, mina significa bomba, que a qualquer hora alguém pode pisar nela. Se aqui temos a bala perdida, lá os africanos têm a mina perdida, restos de guerra que ficaram enterrados.

No Brasil, mina significa água limpa, como o índio tomava, quando aqui era floresta. Agora temos inseticida, esgoto, um monte de jeitos de poluição, portanto as minas não são as mesmas.

Para vender água, os donos de fontes, que engarrafam água das profundidades do aquífero esparramaram o boato aqui em Araçatuba de que a água tratada do antigo DAEA, hoje Samar, não presta para beber. Não existe essa mentalidade em todas cidades. Esse negócio de depósito de gás vender água em garrafão é coisa de Araçatuba.

Com essa mentalidade, em Araçatuba, quem tem dinheiro compra água engarrafada, quem não tem, busca água "duvidosa" da mina. Algumas pessoas deixam de consumir a água tratada, boa para a saúde, da torneira, para ir buscar água suja. 

Educar e instruir é preciso.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Nenhum comentário: