AGENDA CULTURAL

29.4.18

Uber - carona remunerada -está na região de Araçatuba


Hélio Consolaro*

Os empresários do capitalismo moderno valorizam as ideias, gastam fortunas em pesquisas, pagam bem pelas invenções, sabem que a criatividade dá lucro, enquanto os empresários patrimonialistas, principalmente os brasileiros, ideias são vistas como coisas de malucos.


Assim, o nosso desprezível carrapicho, a planta cuja semente agarra-se à roupa, ao pelo dos cachorros, analisado ao microscópio pelo francês George Mestral em 1948, forneceu elementos para a invenção do velcro. O nome "velcro" é a combinação de duas palavras francesas: "velours" (veludo) e "crochet" (gancho).


Nessa época da informática, as ideias pululam, valem ouro. Foi inventado por uma empresa o UBER, um sistema de carona remunerada. Isso ocorreu em março de 2009, na Califórnia, USA. O nome veio da gíria do inglês norte-americano, não é uma sigla, mas significa super, o melhor, "o top".


A empresa do aplicativo, instalado nos celulares, não possui nenhum veículo, ele é apenas uma articulação entre pedestres e motoristas, mas a empresa proprietária já é uma das mais capitalizadas nos Estados Unidos, com participação da Google. Em tempos de lei seca, com a polícia procurando motoristas alcoolizados, o uber é uma saída.


Em Araçatuba, o uber já está organizado, à disposição, este cronista já usou seus serviços. Seus preços, no início, são mais baixos que mototáxi. Os taxistas precisam ser criativos para sobreviver.




Por que eu escrevi "preços bons no início", porque eles flutuam conforme a demanda. Alta procura, preços mais altos; baixa procura, preços baixos. Esse controle é feito automaticamente pelo aplicativo.

Em nível municipal, os serviços prestados não pagarão impostos. Chance de melhores preços.  

Se você, caro leitor, tiver a CNH tipo B, um carro seminovo, com ar condicionado, não precisa ter câmbio automático, ficha limpa na polícia, poderá se inscrever no uber. 


Se você foi aceito, não precisa ficar o tempo todo à disposição, por isso o uber pode ser um bico. O Rafael, dono do carro que usei, tem van, não havendo viagem marcada, ele põe o seu carro para prestar o serviço da carona remunerada . Senão, desliga o aplicativo no celular.   


O avanço tecnológico abre oportunidades para muita gente, mas fecha-as para outras tantas. Muitas profissões desapareceram, outras surgiram. Pelo jeito, o taxista está com os dias contados.


LEIA NOTÍCIA, CLICANDO AQUI

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP 

-->

2 comentários:

Pedro Pellegrino disse...

Hélio, tudo bem? Sou jornalista e assessor de imprensa da banda RATM Tributo Brazil aqui de São Paulo, capital. A banda irá fazer um show dia 12 de maio no Motor Rock Pub & Dive Bar em Araçatuba. Posso lhe mandar um e-mail com a divulgação? Pra qual email eu mando? Muito obrigado. Abraço.

Hélio Consolaro disse...

Pedro, pode mandar tudo que você tiver aí. Já divulgo os shows da casa em minha agenda cultural no Facebook. Meu e-mail: conselio@gmail.com / https://www.facebook.com/groups/566972893418242