AGENDA CULTURAL

7.5.18

Feriados na China - artigo do corresponde do Blog do Consa

Atualização: 20/05/2018
O festival de Qingming, também conhecido como Dia da Vassoura ou Dia dos Ancestrais, que cai anualmente em 5 de abril, é um dia em que os chineses ao redor do mundo se lembram de seus partos e tiram tempo para limpar as tumbas e colocar flores e oferendas.

Marcelo Mendonça*

Hoje é terça-feira, Primeiro de Maio, Dia do Trabalho e feriado em mais de 80 países.  Minha universidade emendou ontem. Nada fora do comum, certo? A diferença é que as aulas perdidas na segunda-feira foram dadas antecipadamente no sábado.

Em abril,  houve outro feriado, chamado Qing Ming , equivalente ao dia de finados no Brasil. Caiu numa quinta-feira e emendaram a sexta-feira ao sábado. Aquelas aulas foram repostas no domingo. Eu dei aula naquele domingo às 8h da manhã! Para os alunos era algo normal. .

A minha surpresa ante este fato não foi tão grande porque eu já tinha tido episódios mais radicais. A China não é um país cristão, portanto todos os feriados relacionados com o cristianismo simplesmente não existem aqui. 

Dizem que a China é o país menos religioso do mundo.  80% das pessoas não praticam nenhuma religião, entre 10% e 16  são budistas, entre 2% e 3% são cristãos. A igreja católica chinesa é independente do Vaticano.

Mas voltemos ao calendário escolar. Tive uma experiência inédita recentemente - trabalhei na sexta-feira santa. A maioria dos meus alunos nem sequer sabiam a história relativa à data.

A radicalidade total foi atingida no fim do ano passado – dei aula normalmente no dia 25 de dezembro! E apliquei uma prova.

Como me senti ao trabalhar nessas datas impensáveis no Brasil?  Nenhuma emoção negativa. Achei quase engraçado, transgressor, estranhamente interessante. O cúmulo de exotismo.

*Marcelo Mendonça é professor universitário, atualmente mora na China. E-mail: marsprom@gmail.com



Nenhum comentário: