AGENDA CULTURAL

18.7.18

Araçatuba perdeu a sede do evento Cosmos, será realizado em Birigui

Alguém do Sesc ou da Prefeitura precisa explicar esta mudança. Faltou apoio da municipalidade? Cosmos não é propriedade do Sesc, embora sempre esteve no apoio em conjunto com a Prefeitura. Aliás, o Sesc podia muito bem realizar o evento em Araçatuba. 

Ou o mentor do evento, Gener Silva, não teve apoio aqui em Araçatuba, mandou um evento que faz parte da cultura de Araçatuba para Birigui? Como araçatubense, por que não lutou  pela continuidade do evento na cidade? 

Não se trata de bairrismo, nem de um grande evento de interesse comercial, mas Cosmos nasceu da articulação de araçatubenses, com raízes históricas do astrônomo Cândido de Freitas Santos, o Candinho.

Evento conta com atividades como palestras, apresentações musicais e oficinas gratuitas
Os anos passam, as tecnologias evoluem, o homem descobre novidades, mas algumas questões ainda permeiam as dúvidas entre os terráqueos. Que segredos mais o espaço nos reserva? A vida noutros planetas deixou de ser tratada como verdade absoluta apenas nos filmes de ficção científica?

De 20 a 27 de julho, o projeto Cosmos, idealizado pelo Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais (Inape) e realizado pelo Sesc Birigui, promoverá uma re­flexão sobre a condição humana na Terra e no universo, a partir de uma abordagem educativa focada na astronomia e na ufologia.
A edição de 2018 traz palestras, oficinas, exibições de filmes, apresentações musicais e vivências, a fim de democratizar a informação e aproximar o cidadão da ciência. Além da astronomia e ufologia, a programação conta com a participação de técnicos e pesquisadores de áreas como física, filosofia, matemática, química, ciências espaciais, tecnologia, astrofísica, entre outros segmentos.

O projeto acontece desde 2002 e as atividades eram realizadas em Araçatuba. Neste ano, a programação está concentrada no Sesc Birigui. Entre os dias 23 e 27, duas palestras por noite serão oferecidas ao público gratuitamente, no Teatro do Sesc, sempre às 19h e às 20h30. Os ingressos serão distribuídos na Bilheteria, 1 hora antes do início de cada encontro.
A programação de palestras conta com nomes como Ademar José Gevaerd, criador da Revista UFO; Amancio Cesar Santos Friaca, astrofísico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP); e Gener Silva, idealizador do Cosmos, coeditor da Revista UFO e membro da CBU - Comissão Brasileira de Ufólogos.

Oficinas de Bordado Astrológico e Stêncil Cósmico, exibição dos filmes “A Chegada” e “Super 8”, execução de trilhas sonoras de filmes de ficção científica ao piano com Anselmo Mancini, observação de estrelas e planetas com telescópio profissional e jogo de perguntas sobre astronomia são algumas das atividades que estão também previstas para esta edição.

A programação, outras informações e conteúdos especiais podem ser obtidos no site www.sescsp.org.br/cosmos .


Confira a programação completa do Cosmos 2018:

Galileu X Geocentrismo
Com Prof. Emerson Roberto Perez
Com as observações telescópicas realizadas por Galileu Galilei a partir de 1609, o debate sobre os modelos de Mundo Geocêntrico e Heliocêntrico ganhou novas provas, aquecendo as discussões sobre onde realmente fica o centro de nosso Universo.
Emerson R. Perez é graduado em Física pela Unoeste - Presidente Prudente/SP. Trabalhou em vários Planetários e Observatórios pelo Brasil, como o Planetário do Ibirapuera, em São Paulo, e o Complexo Astronômico de Presidente Prudente/SP. Atualmente é o responsável técnico pelo MAAS - Museu Aberto de Astronomia - que é parte integrante do Parque Pico das Cabras Natureza e Ciências, localizado em Joaquim Egídio (Campinas/SP).
Dia 23, segunda, das 19h às 20h. Local: Teatro Sesc Birigui. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Programe suas noites: Agenda Astronômica para o segundo semestre de 2018
Com Marco Antonio Coelho Goiato
Serão apresentados, de forma prática, os principais eventos celestes observáveis nos próximos meses, com comentários explicativos, curiosidades e dicas.
Médico Cardiologista, Marco Antônio Coelho Goiato é astrônomo recreacional autodidata, com ênfase na área de cometas, tendo 1.900 observações publicadas de 132 cometas diferentes.
Dia 23, segunda, das 20h30 às 22h. Local: Teatro Sesc Birigui. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Vida por toda parte: uma perspectiva astrobiológica. Com Prof. Amancio César Santos Friaca. Dia 24, terça, das 19h às 20h
A astrobiologia encara uma questão que acompanha a humanidade desde os seus primórdios: quem é o outro cósmico? Em resposta a esse desafio, a astrobiologia põe em movimento um empreendimento transdisciplinar, envolvendo da astronomia à biologia, da química à geologia, da meteorologia às nanociências.

Amancio Cesar Santos Friaca é astrofísico, professor livre-docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Pesquisador nas áreas de Astrobiologia, Cosmologia, Transdisciplinaridade e Ensino de Ciências.  É responsável pela disciplina de astrobiologia AGA0316 "A Vida no Contexto Cósmico", oferecida pelo IAG-USP, tendo organizado várias reuniões científicas relacionadas à astrobiologia. É coordenador do Programa do Mestrado Profissional em Ensino da Astronomia do IAG/USP, sendo responsável pelas disciplinas de astrobiologia, cosmologia, história e filosofia da ciência desse programa.


Guerra Nuclear - Dia 24, terça, das 20h30 às 22h. Com Farlei Roberto Mazzarioli. Dia 24, terça, das 20h30 às 22h

A palestra abordará o funcionamento das armas nucleares, sua história, os diferentes tipos de bombas, técnicas de sobrevivência, o arsenal de alguns países e a situação atual entre essas nações.
Farlei Mazzaroioli é membro do INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais desde 1997. Graduado em Física pela UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, e Filosofia e Teologia pelo Instituto Clateriano, com especialização em Ensino de Filosofia pela UFSCAR.


Xamãs: a técnica do Êxtase, os aliens no deserto e o DNA como comunicação

Com Mauricio Eloy. Dia 25, quarta, das 19h às 20h
A palestra traçará um percurso com estudos na antropologia, etnobotânica, xamanismo, arqueologia e biologia. Revisitando a teoria dos "antigos astronautas", o palestrante discorrerá sobre o possível início do Paleocontato - hipótese usada para descrever a crença de que seres extraterrestres visitaram a Terra há milênios atrás -, certificando o Xamanismo como um meio de investigar o fenômeno Aliens.
Maurício Eloy é professor formado em História da Arte, História da Cultura e Artes Visuais. Trabalhou por 15 anos como educador em vários museus em São Paulo. Organizou, junto a ufólogos renomados, quatro fóruns de ufologia no MAM-SP nos anos 2000. Pesquisador palestrante em ufologia desde 1997, com destaque para palestras ufológicas associadas a antropologia e sociologia com uma visão multidisciplinar. Atua como livreiro e especialista em Xamanismo Tradicional, ministrando cursos, palestras e seminários, com média de 25 palestras anuais sobre o tema.


UFO's e tripulantes no Brasil: investigações de campo. Dia 25, quarta, das 20h30 às 22h

Com Marco Aurelio Leal
O palestrante apresentará histórias, fotos e vídeos recolhidos em 10 estados brasileiros, a partir de entrevistas feitas por ele com testemunhas que estiveram em contato com UFOs e seus tripulantes.
Membro e idealizador do G.E.P.U.S - Grupo de estudos e Pesquisas Ufológicas de Sorocaba, é Consultor da primeira série Brasileira de Discos Voadores que irá veicular no canal History Chanel em agosto de 2018. Consultor da Revista UFO e membro da CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos), Autor do Livro "Caçadores de Óvnis". Foi consultor de um episódio da série americana "Chasing Ufos" no Brasil - (Caso Varginha) - National Geographic e também um dos consultores no Brasil do Documentário "The 701" produzido pelo documentarista americano James Fox, com previsão de estreia em 2019. Esteve pesquisando na região da famosa Área 51 e realizou entrevista com o astronauta Fred Gregory em 2012 e o astronauta Rick Searfoss em 2013 em visitas à Nasa. Responsável pelo portal www.ufoturismo.com.br


Nova maneira de "ver" o céu: Ondas Gravitacionais. Dia 26, quinta, das 19h às 20h
Com Roberto Boczko
As ondas gravitacionais são um fenômeno previsto pela teoria da relatividade de Einstein, mas de difícil constatação experimental em face de sua origem e qualificações extremas. Essa nova janela para ver o céu vai permitir que se mapeie o universo em busca de mais buracos negros e outras estrelas massivas para que melhor se conheça a massa e a estrutura do universo em que vivemos.
Roberto Boczko possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP(1974), graduação em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP(1972), mestrado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP(1979) e doutorado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP(1989). Membro fundador da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e autor do livro "Conceitos de Astronomia" (editora Edgard Blücher), atualmente é Professor Doutor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.


Contatologia do fenômeno UFO. Dia 26, quinta, das 20h30 às 22h
Com Gener Silva
A palestra aborda perspectivas da ufologia sobre as transformações nos tipos de contatos entre humanos e inteligências alienígenas, utilizando exemplos da casuística ufológica e apresentando esta evolução que se manifestou através do tempo e espaço, de forma gradativa e regular.
Gener Silva é advogado, pedagogo, bacharel em educação física e ex-professor de matemática. Foi Juiz Classista da Justiça do Trabalho. Atualmente é Vice-Presidente da Fecomercio SP, Presidente do Sincomercio/Araçatuba e CDL/Araçatuba. Idealizador do Evento Cosmos, é Coeditor da Revista Ufo e Membro da CBU - Comissão Brasileira de Ufólogos.

Exopolítica e Exodireito - Por um novo paradigma nas Ciências Sociais. Dia 27, sexta, das 19h às 20h

Com Flori Antonio Tasca
No meio ufológico é quase consenso de que é iminente um contato formal da humanidade com civilizações alienígenas. Isso deve gerar um rompimento paradigmático que pode abalar a estrutura cultural humana. Estaríamos preparados para interagir com outros povos cósmicos? Nossas instituições políticas e jurídicas estariam habilitadas a possibilitar um relacionamento equitativo?
Flori Antonio Tasca é graduado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com doutorado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Membro honorário da Força Aérea Brasileira e Diretor Jurídico da Comissão Brasileira de Ufólogos. Coeditor da Revista UFO.


Agroglifos: portais de comunicação com outras espécies cósmicas. Dia 27, sexta, das 20h30 às 22h

Com Ademar José Gevaerd
Os agroglifos, antes conhecidos como círculos ingleses, vêm encantando o mundo há cinco décadas pela beleza das formações que todos os anos surgem nos campos, especialmente do Hemisfério Norte. Mas além de encantar, eles desafiam profundamente nossos conhecimentos científicos em uma variedade de disciplinas, que não conseguem compreender seu significado.
A. J. Gevaerd é pesquisador, escritor e conferencista sobre os discos voadores desde a adolescência, tendo criado, ainda nos anos 1980, a Revista UFO, hoje a mais antiga publicação sobre o tema no mundo. É presença constante nos maiores eventos de Ufologia do mundo, e também no Brasil realiza os seus, com destaque para as séries Fórum Mundial de Ufologia, Fórum Mundial de Contatados e Congresso Brasileiro de Ufologia. É idealizador e criador da BU, que levou à campanha” UFOs: Liberdade de Informação Já”, resultando na liberação, pelo Governo Brasileiro, de quase 12 mil páginas de documentos antes secretos sobre UFOs. Realizou centenas de palestras em todo o Brasil e em mais de 50 países.


Oficinas e vivências

Imersão Cosmos
Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 13h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes (ETA). Grátis. Livre.
Com Laure Stelmastchuk e Natália Palivanas
Tarde dedicada a experimentações cósmicas: modelagem, impressão 3D e montagem de peças inspiradas no universo - como órbitas, foguetes e ETs -, roda de conversa e jogos de tabuleiro sobre astronomia e outras vivências intergalácticas.
Laure Stelmastchuk tem graduação em Farmácia (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e mestrado em Biotecnologia (USP). Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP - São Carlos) empregando impressão 3D e software/hardware livre para automação laboratorial.
Natália Palivanas é graduanda em Bacharelado em Física Computacional na Universidade de São Paulo. Trabalha há 4 anos com divulgação científica e de astronomia no Observatório Astronômico Dietrich Schiel, em São Carlos/SP.


Bordado Astrológico. Dias 24 e 25, terça e quarta, das 14h30 às 17h30. 12 anos. Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas). 2 turmas diferentes.
Com Izabela Camilo
Com linhas metálicas, serão reproduzidos o céu e a constelação do seu signo em pontos de preenchimento e contorno do bordado livre.
Izabela Camilo, bacharel em Moda pela UNIRP Centro Universitário de São José do Rio Preto, ganhadora do Concurso Regional de Moda Inclusiva 2015 e Finalista do 6ºConcurso Internacional de Moda Inclusiva, Finalista do Estilista Revelação do Setor Infantil no FIT 0/16 e destaque na revista internacional ITT Press como um dos novos nomes da moda brasileira. Atualmente trabalha como estilista na confecção feminina Rozza Menta e em sua marca de moda autoral infantil, Tinda, e aplica aulas de upcycling, modelagem, moda, bordado e slow fashion na Desate Dom Organização Multicultural e instituições culturais como Sesc e Oficinas Culturais.


Criaturas de outro planeta
Com Deva Bhakta
Nesta atividade em família, faremos contato imediato com alienígenas construídos com sucatas, recicláveis e restos de madeira.
Dias 25 e 26, quarta e quinta, das 18h30 às 21h30. Livre. Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

Stêncil Cósmico

Com Gé Coltré
Stêncil é uma técnica de criação de moldes de pintura que possibilita a impressão do desenho em vários suportes. Planetas, cometas, estrelas, discos voadores: tudo pode virar um stêncil cósmico!
Dias 26 e 27, quinta e sexta, das 14h às 17h.
10 anos. Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

Jogos Intergalácticos

Com Deva Bhakta
Tecnologia, nostalgia e universo espacial se misturam nesta vivência que convida o público a experimentar antigos games com temática intergalática rodados nas placas Raspberry Pi.
Dia 27, sexta, das 18h às 21h.
Livre.

Exibições de filmes
No Teatro do Sesc Birigui. Grátis.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

A chegada

Dir. Denis Villeneuve | EUA | 2016 | Ficção | 100 min.
Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.
Dia 21, sábado, das 16h às 17h. 10 anos.

Super 8

Dir. J. J. Abrams | EUA | 2011 | Ficção | 112 min.
No verão de 1979, em Ohio, um grupo de jovens testemunha uma catastrófica colisão que envolve um trem de carga e uma caminhonete. Eles registram tudo com uma câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer, os amigos descobrem que a tragédia não foi um acidente.
Dia 22, domingo, das 11h às 12h. 12 anos.


Música
Na Área de Convivência. Grátis.

Show
Anselmo Mancini

Para o receptivo do Cosmos 2018, o músico Anselmo Mancini propõe a execução de trilhas sonoras de filmes de ficção científica ao piano.
De 23 a 27, segunda a sexta, das 18h30 às 21h. Livre.



Outras Atividades

Observação Cósmica

INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais
Observação de estrelas e planetas com telescópio profissional. Mediação da equipe educativa do INAPE - Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais.
Dia 20, sexta, das 19h às 22h.
Gramado das Palmeiras. Grátis. Livre.

Quiz - Astronomia e habilidades físicas

Com instrutores do Sesc
Neste jogo, as perguntas e curiosidades serão sobre astronomia, mas, para conquistar pontos adicionais, os participantes terão que utilizar suas habilidades físicas para cumprir os desafios.
Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 16h às 18h. Sala de Ginástica Multifuncional. Grátis. 12 anos.

Planetário Inflável
O planetário móvel Aster Domus propõe, em um ambiente de realidade virtual, a estimulação dos sentidos de maneira sinestésica, a reflexão e o envolvimento emocional através de imagens e conceitos de astronomia. Pôr-do-sol, diferença nos aspectos do céu das cidades e do campo, constelações, rotação da Terra e viagem espacial simulada são algumas das temáticas abordadas.
Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Dia 23, segunda, das 18h30 às 21h30.
De 24 a 27, terça a sexta, das 13h30 às 21h30.
Área de Convivência. Grátis. Livre.

Nenhum comentário: