AGENDA CULTURAL

3.8.18

Sesc Birigui volta os olhos para questões contemporâneas do cuidado da primeira infância em agosto

Sesc Birigui volta os olhos para questões contemporâneas do cuidado da primeira infância em agosto- Oficinas, bate-papos e espetáculos gratuitos têm o objetivo de sensibilizar e inspirar sobre os cuidados de bebês e crianças até 6 anos.

Oficinas, bate-papos e espetáculos gratuitos têm o objetivo de sensibilizar e inspirar sobre os cuidados de bebês e crianças até 6 anos

Só quem tem um bebê sabe todas as dúvidas e angústias que surgem com a chegada do pequeno em casa. Com o objetivo de sensibilizar e inspirar a sociedade sobre questões contemporâneas do universo dos bebês e crianças da Primeira Infância (0 a 6 anos) e seus cuidadores de referência, o Sesc Birigui oferece, em agosto, uma programação abrangente que gira em torno deste universo. Oficinas, bate-papos, vivências e espetáculo tem o objetivo de problematizar construções sociais a que estamos submetidos e trazê-las ao debate para reflexão e novas perspectivas.
A primeira atividade acontece neste sábado, 4, e traz a discussão sobre dois temas fundamentais na criação dos novos integrantes da família: amamentação e sono. A consultora materna Larissa Godoi ministra um bate-papo com orientações, trocas de experiência e resolução de dúvidas sobre estes assuntos. Larissa Godoi certificou-se em 2015 como Consultora de Amamentação, Dança para bebês, Instrutora de Shantala e Assessora em Babywearing. Em 2016, formou-se como Consultora do Sono Materno Infantil e Consultora Materna e certificou-se no Criança Segura Brasil, Medicina do Sono, no Curso Online da USP. O bate-papo começa às 14h, na Sala de Uso múltiplo e é grátis. A entrega de senhas acontece no local com 30 minutos de antecedência.

Ainda no sábado, às 16h, Larissa ministra uma oficina de Sling em que abordará técnicas de amarração do sling, tecido utilizado para carregar o bebê junto ao corpo dos pais. Para quem não tem o Sling, será possível aprender a confeccionar seu próprio tecido na oficina Confecção de Sling com Aline Yuri, instrutora do Sesc Birigui e mãe da Irene, de 4 meses. Os encontros acontecem às quartas,  dias 8, 15 e 22, das 15h às 17h, no Espaço de Tecnologias e Artes. As inscrições são pelo portal Sesc.

No domingo, dia 5, inspirado pelo dia dos pais o especial “paternidades”, que acolhe assuntos referentes às diversas realidades do exercício paterno no cenário da sociedade atual, Larrisa propõe o bate-papo  Pai Para Toda A Vida, às 10h30. A consultora abre um bate-papo e propõe dinâmicas que abordarão o papel dos pais na criação dos filhos e irão discutir sobre a paternidade ativa.

E o velho Brincar de Casinha será retomado no domingo, 5, às 15h, quando os instrutores do Sesc convidam adultos e crianças a brincar de “casinha” e vivenciar diversos papéis, como uma criança representar o pai, um adulto representar o bebê. A atividade acontece no Espaço de Brincar do Sesc Birigui, um espaço permanente destinado a crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, que tem como propósito a valorização do brincar como elemento fundamental da cultura da infância e a interação entre crianças e adultos por meio da ludicidade. O Espaço de Brincar fica disponível durante o horário de funcionamento do Sesc.

Na quarta, dia 8, os olhos serão voltados para a introdução alimentar dos bebês, por meio do método BLW. Na Oficina BLW- ou "alimentação conduzida pelo bebê", Melina Caldani faz uma abordagem da introdução alimentar em que o bebê em alimentação complementar controla a ingestão e o modo de alimentação. A oficina acontece das 18h às 21h, na Sala de Uso Múltiplo 1.

No dia 9, quinta, a utilização de fraldas ecológicas é que entra em pauta. Na Oficina Bebês Ecológicos, Ana Paula, da Morada da Floresta, oferecerá dicas para o uso das fraldas de pano. O projeto “Bebês Ecológicos” se dedica a trazer soluções para amenizar o grande impacto das fraldas descartáveis no meio ambiente.  O encontro acontece das 18h às 21h, na Sala Múltiplo Uso 2.

E um espetáculo voltado para os pequenos, mas pequenos mesmo de 0 a 3 anos, já imaginou? Esta é a proposta do espetáculo de teatro Meu Jardim, com o Grupo Sobrevento. O espetáculo conta a história de um viajante, que, entediado em meio a um deserto, decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o grupo compõe uma peça que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo. A apresentação acontece no dia 11, às 11h, no Teatro do Sesc. Ainda no sábado 11 e também no dia 18, das 16h às 18h, os instrutores do Sesc propõem a intervenção Macramê no EB em que crianças e adultos poderão tecer os fios de malha com amarrações da técnica manual “macramê”, formando redes e cortinas. A atividade acontece no Espaço de Brincar.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

AMAMENTAÇÃO E SONO DO BEBÊ
Com Larissa Godoi, consultora materna
Bate-papo sobre a amamentação e o sono do bebê; orientações, trocas de experiência e resolução de dúvidas sobre estes assuntos.
Larissa Godoi - Certificou-se em Trainer Master Pratictioner em 2010, em Programação Neurolinguistica. Em 2011, formou-se como Renascedora na Terapia do Renascimento, iniciando as terapias individuais. Em 2014, formou-se como Doula, Educadora Perinatal, Instrutora de Yoga para Gestantes e Baby Yoga e fundou o Instituto Bebê. Em 2015, certificou-se como Consultora de Amamentação, Dança para bebês, Instrutora de Shantala e Assessora em Babywearing. Em 2016, formou-se como Consultora do Sono Materno Infantil e Consultora Materna e certificou-se no Criança Segura Brasil, Medicina do Sono, no Curso Online da USP.
Dia 4, sábado, às 14h.
Sala Múltiplo Uso 1. Grátis.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

SLING
Com Larissa Godoi, consultora materna
A oficina abordará técnicas de amarração do sling, tecido utilizado para carregar o bebê junto ao corpo dos pais.
Dia 4, sábado, das 16h às 18h.
Sala Múltiplo Uso 1. Grátis.

BATE-PAPO PAI PARA TODA A VIDA
Com Larissa Godoi, consultora materna Bate-papo e dinâmicas que abordarão o papel dos pais na criação dos filhos e irão discutir sobre a paternidade ativa.
Dia 5, domingo, das 10h30 às 12h.
Sala Múltiplo Uso 2. Grátis.

VIVÊNCIA BRINCAR DE “CASINHA”
Com instrutores do Sesc
Adultos e crianças serão convidados a brincar de “casinha” e vivenciar diversos papéis, como uma criança representar o pai, um adulto
representar o bebê.
Dia 5, domingo, das 15h às 18h.
Espaço de Brincar. Grátis.


BLW – INTRODUÇÃO ALIMENTAR PARA BEBÊS
Com Melina Caldani, da Oficina BLW
O BLW (ou "alimentação conduzida pelo bebê") é uma abordagem da introdução alimentar em que o bebê em alimentação complementar controla a ingestão e o modo de alimentação.
Dia 8, quarta, das 18h às 21h.
Sala Múltiplo Uso 1. Grátis.

OFICINA BEBÊS ECOLÓGICOS
Com Ana Paula, da Morada da Floresta
O projeto “Bebês Ecológicos” se dedica a trazer soluções para amenizar o grande impacto das fraldas descartáveis no meio ambiente. A atividade oferecerá dicas para o uso das fraldas de pano.
Dia 9, quinta, das 18h às 21h, na Sala Múltiplo Uso 2.
Grátis. 16 anos. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.


espetáculo de teatro
MEU JARDIM
Com Grupo Sobrevento- Para crianças de 0 a 3 anos
Voltado a crianças de até três anos, o espetáculo conta a história de um viajante, que, entediado em meio a um deserto, decide criar um jardim. Mas como fazê-lo?
A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o grupo compõe uma peça que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo.
Dia 11, sábado, às 11h, no Teatro. Grátis.


INTERVENÇÃO MACRAMÊ NO EB
Com instrutores do Sesc
Crianças e adultos poderão tecer os fios de malha com amarrações da técnica manual “macramê”, formando redes e cortinas.
Dias 11 e 18, sábados, das 16h às 18h.
Espaço de Brincar. Grátis.
Até 6 anos.

CONFECÇÃO DE SLING
Com Aline Yuri, instrutora do Sesc Birigui e mãe da Irene.
A oficina tem o objetivo de ensinar os cuidadores a confeccionar seu próprio Sling, faixa de tecido que possibilita várias amarrações para acomodar o bebê próximo ao corpo do adulto.
De 8 a 22/8, quartas, das 15h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Inscrições pelo Portal Sesc.


ESPAÇO DE BRINCAR (permanente)
Destinado a crianças de 0 a 6 anos, acompanhadas de seus responsáveis, o programa tem como propósito a valorização do brincar como elemento fundamental da cultura da infância e a interação entre crianças e adultos por
meio da ludicidade.

Nenhum comentário: