AGENDA CULTURAL

7.9.18

O Jair merece nossa solidariedade


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Nesse começo de setembro com cara de agosto, assisti a uma entrevista de Perfeito Fortuna ao Ziraldo, feita nos anos 80, num programa da TV Brasil "Recordar é TV" que repassa os melhores programas da emissora, quando se chamava TVE.

O ator e agitador cultural Perfeito Fortuna é um criador de frases e espetáculos. Por exemplo, fundou o Circo Voador do Rio de Janeiro. E também disse uma frase há 40 anos que precisamos repetir como mantra para nossos dias: As diferenças dançam juntas. 

Já se falou tanto sobre a facada dada no candidato a presidente Jair, mas também porei aqui a minha colher-de-pau, para não me sentir omisso.
  
Ninguém de bom senso apoia tal desatino, porque conviver com as diferenças é um princípio para que não predomine dentre nós a barbárie. As diferenças dançam juntas.

A gente sabe que a vítima do atentado prega a barbárie, a violência, mas se somos a favor da cultura da paz, temos que defendê-lo do ataque. O Jair é gente, só por isso merece a nossa solidariedade. As diferenças dançam juntas. 

Os pacíficos e os democratas devem defender a paz e a democracia para todos, não só para os iguais, também para os diferentes. Não estamos mais rosnando nas cavernas.

Os direitos humanos devem ser defendidos entre nós porque somos humanos, independente de sermos bons ou maus, para que haja um pouco de estabilidade em nossa convivência. As diferenças dançam juntas. 

Não vou votar no Jair, mas defendo o seu direito de participar da campanha eleitoral sem ser agredido, que o embate fique em torno das ideias. As diferenças dançam juntas. 

No dia 07 de outubro de 2018, o poder será devolvido ao povo, e ele vai se manifestar em forma de voto qual governante será o melhor. As diferenças dançam juntas. 

Se no primeiro turno não se chegar a uma conclusão, conforme a lei, haverá o segundo.  E quem perder, aceite a derrota, não devemos repetir 2014 que culminou com o  golpe. As diferenças dançam juntas. 


Nenhum comentário: